Atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), em 2024, foi fortalecida com investimentos em equipamentos e na formação de militares
Por Gisele Bedin e Luiz Henrique Machado
Diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas em 2024, o Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO), atuou de forma rápida e coordenada para atender a população, tanto do estado quanto de fora, e ampliou investimentos em nova unidade, equipamentos e na formação dos militares para fortalecer a atividade dos bombeiros em todo o estado. “Enfrentamos desafios significativos, mas também celebramos conquistas que reforçam nosso compromisso em proteger e servir a sociedade tocantinense”, destaca o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, sobre as ações deste ano.
Bombeiros tocantinenses atravessaram barreira de lama na operação realizada em Bento Gonçalves/RS, em maio - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
No mês de maio, o país se surpreendia com a extensão da catástrofe sofrida pela população do Rio Grande do Sul causada pelas chuvas. Em apoio à população local, o governador Wanderlei Barbosa enviou dezenas de militares para atuarem em diversas frentes de trabalho em Bento Gonçalves, Canoas, Roca Sales, Cruzeiro do Sul, Lajeado e outras cidades do estado gaúcho. A Operação Rio Grande do Sul ofereceu desde atendimentos psicológicos aos bombeiros militares gaúchos atuantes e a seus familiares, até mesmo ações de buscas, resgate e salvamento de vítimas, animais e recuperação de bens dos moradores atingidos.
A solidariedade do tocantinense também ficou em evidência, quando a primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, com o apoio das secretarias de Estado, diversas instituições e entidades promoveram uma campanha de arrecadação de roupas, calçados, alimentos, água e outros itens. Mais de 600 toneladas de doações foram enviadas para o povo gaúcho atingido.
Alunos do Curso de Formação de Praça em atividade de campo em simulação de resgate - Foto: Cabo Wevverson Cezar Costa
“A Operação Rio Grande do Sul não apenas evidenciou nossa capacidade técnica e operacional, mas também destacou a solidariedade do povo tocantinense. A mobilização em torno da campanha humanitária para apoiar nossos irmãos gaúchos é um exemplo claro de como podemos impactar positivamente a vida das pessoas em momentos de necessidade”, reforça o comandante-geral do CBMTO.
Incêndios florestais
Em um ano marcado pela maior seca dos últimos 50 anos, o Governo do Tocantins, por meio da Defesa Civil Estadual e do CBMTO, formou uma força-tarefa composta por 28 instituições. A força-tarefa trabalhou de forma integrada para enfrentar desafios inéditos, objetivando minimizar os impactos ambientais e proteger as áreas vulneráveis. Durante o período crítico, de março a outubro, o CBMTO realizou 2.792 atendimentos, destacando a intensa mobilização de esforços no combate aos incêndios.
Relatório da Operação Tocantins Mais Verde foi divulgado pelo comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, às autoridades - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
O Plano de Ação 2024, coordenado pelo Comando de Ações de Defesa Civil (CODEC), envolveu ações de prevenção, mitigação, preparação e resposta. O projeto Foco no Fogo, liderado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), sensibilizou mais de 15 mil pessoas em 71 municípios. Além disso, 908 brigadistas foram capacitados para fortalecer a resposta local e 500 queimas prescritas foram realizadas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) em Unidades de Conservação (UCs) para proteger áreas vulneráveis.
Com a seca atípica, o Tocantins registrou um aumento significativo na área queimada, de 1,2 milhão para 3 milhões de hectares. Propriedades privadas foram as mais afetadas, representando quase metade da área destruída. O superintendente da Defesa Civil, coronel Erisvaldo Alves, destacou que a colaboração de instituições federais, estaduais e municipais foi fundamental para o sucesso da operação, garantindo uma resposta mais eficaz e coordenada frente aos desafios impostos pela seca e pelos incêndios.
Devido à extensão das áreas queimadas, o governador Wanderlei Barbosa decretou Situação de Emergência e, por isso, foi possível abrir a contratação de até 200 brigadistas, além dos 80 que já haviam sido aprovados em seleção feita pela corporação. O CBMTO realizou o treinamento dos brigadistas, deixando-os aptos ao trabalho em todas as partes do Tocantins.
Todo o efetivo administrativo foi colocado de prontidão para as atuações em combate, sendo criada a Sala de Situação, composta por militares do Curso de Formação de Oficiais (CFO) e também por militares mais experientes da corporação. O grupo monitorava a situação em tempo real, por meio de imagens de satélite, e estabelecia os combates às queimadas acionando equipes a partir das Unidades Operacionais do CBMTO mais próximas dos focos.
Governador Wanderlei Barbosa e o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, inauguraram o Centro Aquático - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Ainda no segundo semestre deste ano, outro desafio trazido pelas mudanças climáticas no país contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. Com as Operações de Combate às Queimadas no Amazonas e no Pantanal, por meio de solicitação da Força Nacional de Segurança Pública, seis bombeiros militares atuaram no Pantanal e no estado do Mato Grosso do Sul; bem como cinco atuaram no Amazonas. Os trabalhos duraram três meses em cada região, apoiando corporações de outros estados que se uniram para debelar o fogo.
Segurança na Temporada de Praia
A Operação Praias mais seguras, promovida pelo Governo do Tocantins, ocorreu durante cinco finais de semanas, iniciando em julho e terminando em agosto. Em média, participaram, por final de semana, 73 bombeiros militares e 32 guarda-vidas civis, abrangendo cerca de 15 praias em todo o estado.
Ao longo da operação, foram realizadas 14.369 orientações ao público, que alcançaram 150.230 pessoas durante o período. A ação teve como objetivo garantir a segurança dos banhistas, orientando sobre limites das áreas de banho, prevenindo comportamentos de risco e promovendo a conscientização dos frequentadores. O saldo foi positivo, com pouquíssimas ocorrências e finais de semanas marcados por diversão segura e tranquilidade.
Investimentos e crescimento
Governador Wanderlei Barbosa destaca que um dos focos de sua gestão está na ampliação do efetivo e no fortalecimento da estruturação do CBMTO
Na continuidade das ações de estruturação e modernização do CBMTO, o ano foi marcado também pela chegada de seis novas viaturas para Salvamento (caminhonetes), cinco Unidades de Resgate, um caminhão Auto-Bomba Tanque, seis jet skis e uma viatura específica para Salvamento com Cães. Na lista das conquistas da corporação, ainda constam 10 MacBooks (computadores) e 12 drones.
Está em andamento a parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), visando à aquisição de dois Postos de Comando, 11 viaturas Auto-Bomba Tanque Florestal (ABTF), 18 caminhonetes, 18 kits pickups, 584 kits de incêndios florestais e 20 drones.
Em Guaraí, às margens da BR-153, o Governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, criou a 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (7° CIBM) e, em parceria com a prefeitura da cidade, construiu a sede da Unidade Operacional, inaugurada em julho deste ano. A unidade atende 16 municípios da região, com mais de 100 mil habitantes.
Governo do Tocantins entregou viaturas e embarcações ao Corpo de Bombeiros Militar - Crédito: CBMTO/Governo do Tocantins
Em Palmas, o CBMTO ganhou seu primeiro Centro Aquático, inaugurado pelo governador Wanderlei Barbosa em novembro. O espaço serve também como ambiente para treinamento, formação de bombeiros militares, guarda-vidas civis e crianças do Projeto Bombeiro Mirim.
Outra obra em andamento é a construção do Centro de Treinamento e Reabilitação Funcional do CBMTO, que receberá investimentos de R$ 698.106,16, valor oriundo do Fundo de Segurança Pública do Estado do Tocantins. A obra foi iniciada em agosto e a previsão para conclusão é abril de 2025.
“Estamos comprometidos em avançar continuamente, investindo na formação do nosso efetivo, na busca pela condição de adquirir novos equipamentos e executar ações que garantam a segurança e o bem-estar de todos. Juntos, manteremos firme nossa missão de proteger vidas e patrimônios, sempre prontos para responder a qualquer emergência que se apresente”, declara o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
Ações para as crianças
Em 2024, o Projeto Bombeiro Mirim (Proebom) fez a diferença na vida de 800 crianças de 12 a 14 anos, em cidades como Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Gurupi, Palmas e Porto Nacional. Para 2025, o programa vai crescer ainda mais, chegando a Paraíso, Taquaralto, Colinas e Guaraí, com a meta de atender 1.400 crianças.
O projeto ensina lições importantes como cidadania, respeito, prevenção de acidentes e cuidados com o meio ambiente. Além disso, as crianças aprendem primeiros socorros, rapel e técnicas de emergência, tudo de forma prática e divertida.
Mais de 600 toneladas de alimentos e roupas foram arrecadadas na campanha liderada da primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, em prol do Rio Grande do Sul - Foto: Luiz Henrique Machado
O CBMTO recebeu reconhecimento internacional em 2024, pelo impacto positivo do Projeto Botinho do Tocantins. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) incluiu a iniciativa da corporação em seu relatório global sobre afogamentos, como exemplo bem-sucedido de prevenção, destacando-o como referência mundial. A Opas elogiou a abrangência e a eficácia do programa, que tem ajudado a reduzir o índice de afogamentos no Brasil, atualmente o quinto maior no mundo.
Desde 2022, o projeto já capacitou centenas de crianças em cidades ribeirinhas, combinando educação sobre prevenção, técnicas de salvamento aquático e preservação ambiental. A inclusão do Projeto Botinho do Tocantins no relatório global reflete o reconhecimento da excelência dos projetos do CBMTO, em 2024, fortalecendo a imagem da instituição como referência em segurança e cuidado com a sociedade. A expansão prevista para 2025 reforça o compromisso contínuo com a prevenção e conscientização nas comunidades.
Formação, acompanhamento e reconhecimento
Outro destaque positivo do ano foi a autorização do governador Wanderlei Barbosa para a convocação dos 107 aprovados no Concurso Público para o Curso de Formação de Praça (CFP). O governador sempre deixou claro que um dos focos de sua gestão está na ampliação do efetivo e no fortalecimento da estruturação do CBMTO. “Convocamos os aprovados pensando na segurança da população e na importância de mais oficiais na corporação”, afirmou Wanderlei Barbosa.
Para fortalecer ainda mais a atuação dos bombeiros, ao longo de 2024, dezenas de cursos foram ofertados, como a formação de 94 guarda-vidas civis; curso de especialização para pilotos de aeronaves remotamente pilotadas; formação para 105 novos Praças; curso de formação de Oficiais com 22 cadetes; cursos de aperfeiçoamento de Sargentos; curso de aperfeiçoamento de Praças com desenvolvimento técnico; curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA) com um já concluído e outro em andamento; Curso Superior de Bombeiros com formação acadêmica especializada na área; capacitação em Assessoria Parlamentar com formação promovida pela Ligabom; prevenção ao Assédio - Treinamentos sobre assédio sexual, moral e discriminação; workshop de Boas Práticas de Comando - promoção de boas práticas na corporação; Curso Flashover - aprimoramento de habilidades específicas; curso de instrutor de Flashover - formação para capacitar instrutores na metodologia Flashover; Curso de Atividades Técnicas (CAT/2024) - capacitação em serviços administrativos e operacionais do CBMTO, com 28 alunos, duração de 45 dias, focando em padronização, ética e profissionalismo.
Operação Praias Mais Seguras contou com bombeiros militares nas principais praias do Tocantins - Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins
Uma iniciativa que marcou a história do Corpo de Bombeiros Militar em 2024 foi o início do Curso de Formação de Oficiais (CFO), ofertado pela própria Academia de Formação de Bombeiros Militares (AFBM), em Palmas. Os 20 novos cadetes da turma inédita foram recebidos para a aula inaugural no dia 8 de abril, pelo comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, para os primeiros passos na formação de dois anos focada em gestão, comando e operações.
O coronel Ornelas argumenta que o novo formato na formação do CFO traz mudanças em alguns protocolos, temas abordados e o campo com fatores e situações locais no dia a dia dos oficiais em instrução. “Antes, nossos bombeiros precisavam se deslocar para outras regiões. Agora, temos a primeira turma sendo preparada em nossa própria Academia, o que fortalece nossa identidade e estrutura. Além disso, os cadetes passam a lidar com mais questões que têm a ver com a nossa realidade”, ressalta.
Ao passo que uma turma começava a ser formada, outra chegava do Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, em maio, após dois anos no CFO das Academias de Formação de Bombeiros Militares das respectivas corporações. Eram 23 militares, que já faziam história por ser a maior turma aberta no Concurso Público e por romper um período de dez anos sem certame para a função no CBMTO.
O CBMTO concluiu mais uma etapa de aprimoramento técnico com a formação de 19 militares no Curso de Instrutor Flashover, voltado para o combate a incêndios urbanos pelo método ofensivo. Com 180 horas de treinamento intensivo, a capacitação uniu teoria e prática, abordando comportamento do fogo, uso de equipamentos de proteção e técnicas avançadas em cenários simulados.
A iniciativa, autorizada pelo governador Wanderlei Barbosa, é um marco na preparação da corporação, ampliando sua capacidade técnica e operacional para atender a sociedade com mais segurança e eficiência. Além de qualificar os participantes, o treinamento prepara os bombeiros para atuarem como multiplicadores do conhecimento, assegurando que a excelência operacional seja disseminada em toda a corporação.
Na área de melhoria profissional e acompanhamento social, o CBMTO também executou uma série de atividades, como a parceria para fortalecimento socioemocional com colaboração do Instituto Recriar Vida para apoiar o desenvolvimento emocional das crianças do Bombeiro Mirim, para militares e suas famílias; fortalecimento socioemocional em Colégios Militares: apoio emocional e psicológico para alunos; ações humanitárias com respostas a enchentes no Rio Grande do Sul e envio de bombeiros para combater incêndios florestais na Amazônia e Pantanal; avaliação da saúde mental: levantamento psicológico para atender às necessidades dos militares; mapeamentos geológicos: parceria com o serviço geológico do brasil na região sudoeste do Tocantins.
Em parceria com o Instituto Recriar Vidas, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) promoveu, em 2024, uma série de palestras voltadas ao fortalecimento socioemocional e à comunicação empática, destacando sua preocupação com o bem-estar dos militares, de suas famílias e da comunidade. As ações impactaram mais de mil participantes, incluindo bombeiros, alunos, professores e integrantes do Projeto Bombeiro Mirim, abrangendo todas as Unidades Operacionais e Escolas de Tempo Integral. O projeto contou com palestrantes renomados, como o tenente-coronel Edir Paixão e a psicóloga Hareli Cecchin, proporcionando reflexões e ferramentas para uma convivência mais harmoniosa e saudável.
Em 2024, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins reafirmou seu compromisso com a integração entre militares, famílias e sociedade, promovendo eventos esportivos marcantes que destacaram hábitos saudáveis e incentivo ao esporte.
A 17ª Corrida do Fogo, maior e mais tradicional corrida de rua de Palmas, reuniu mais de 3 mil pessoas no dia 30 de junho, com percursos de 3 km, 5 km e 10 km. Além da competição, os participantes desfrutaram de massagens, sorteios e música com DJ, consolidando a prova como um marco de integração e organização. O comandante-geral da corporação, coronel Ornelas, celebrou o recorde de inscritos e destacou a importância do evento na promoção da saúde e do bem-estar.
Iniciando uma nova tradição, a 1ª Corridinha do Fogo envolveu 200 crianças e adolescentes, de 3 a 15 anos, em percursos de até 1.500 metros, no dia 29 de junho. O evento foi elogiado pela organização e integração familiar, prometendo entrar para o calendário oficial do CBMTO. A participação superou as expectativas, reforçando o papel do esporte como ferramenta de socialização e cuidado com a saúde.
Já o 12º Bombeiro de Aço, realizado em Guaraí, trouxe competidores de seis estados em desafios simulando resgates e combate a incêndios. Pela primeira vez no interior do Tocantins, a competição também contou com o Bombeirinho de Aço, reunindo mais de 150 crianças em um circuito exclusivo.