Em Goiatins, Adapec realiza ação preventiva de controle da raiva em aldeia Krahô

Posted On Sexta, 21 Novembro 2025 04:44
Avalie este item
(0 votos)
O morcego hematófago da espécie Desmodus Rotundus é considerado o principal transmissor da raiva na área rural O morcego hematófago da espécie Desmodus Rotundus é considerado o principal transmissor da raiva na área rural Fotos: José Veloso

O trabalho articulado entre a Adapec e a Secretaria Estadual da Saúde fortalece a vigilância e garante proteção à saúde humana e animal

 

 

Por Dinalva Martins

 

O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), realizou entre os dias 17 e 20 de novembro uma ação preventiva de controle populacional de morcegos hematófagos, na Aldeia Nova, da etnia Krahô, em Goiatins. A iniciativa atendeu prontamente a uma solicitação da Secretaria Estadual da Saúde, após relatos de presença de morcegos e agressões a animais na região, em conformidade ao conceito de Saúde Única.

 

Durante o trabalho, a equipe estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros identificou e capturou três espécies de morcegos: Desmodus rotundus, Diaemus youngi e Diphylla eucadata, em estruturas como galinheiros e pocilgas, locais que podem favorecer o contato com animais domésticos e, por isso, exigem monitoramento contínuo.

 

A integração de informações da Adapec e Secretaria Estadual da Saúde segue o conceito de Saúde Única

 

O inspetor de defesa agropecuária, José Veloso, destaca que o trabalho articulado entre a Adapec e a Secretaria Estadual da Saúde fortalece a vigilância e garante proteção à saúde humana e animal, em alinhamento com o Polo de Saúde Indígena e as lideranças locais, respeitando os protocolos e os costumes da comunidade.

 

Os morcegos hematófagos são considerados os principais transmissores da raiva em áreas rurais. Vale ressaltar que a espécie de morcego Desmodus rotundus é considerada a mais relevante na transmissão da doença, especialmente quando há contato com animais domésticos e pessoas. A raiva é uma zoonose e pode ser transmitida ao ser humano por meio da saliva do animal infectado, geralmente por mordedura.

 

Notificação

 

A Adapec reforça que qualquer suspeita de raiva em animais deve ser comunicada imediatamente pelo 0800 000 4733 ou à unidade da Agência no município. Já pessoas que tiverem contato com morcegos ou animais com comportamento alterado devem procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação e atendimento adequados.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}