Nos últimos meses, com o apoio da bancada federal em Brasília, e do senador Vicentinho Alves, líder da bancada no Senado, o governador Marcelo Miranda conseguiu concluir inúmeras obras. As entregas de prédios e as inúmeras parcerias se deve principalmente ao auxílio de deputados federais, que independente de partidos políticos tem unido forças para contribuir com o desenvolvimento do Estado.
Por Edson Rodrigues
Outro fator que muito contribui para este bom relacionamento do Executivo com o Legislativo se deve a sabedoria, simplicidade, humildade, determinação do governador, que com diálogo e simplicidade conseguiu expor de fato os problemas que o Tocantins enfrentou nos últimos anos devido a crise econômica, a quitação de fornecedores e servidores públicos que estavam com as progressões atrasadas. Marcelo é um político que consegue administrar o Estado mesmo com muitas dificuldades e convivência harmônica com os Poderes.
Não podemos esquecer também do papel da Assembleia Legislativa que se submeteu a um desgaste público, ao aprovar um aumento de pacotes que os beneficiariam, mas tem tido importante participação no trabalho do Executivo, aprovando os financiamentos junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal para que seja construída a ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional.
Bancada federal do Tocantins com o presidente Michel Temer na residência do Senador Vicente Alves
Ao assumir o Tocantins pela terceira vez, Marcelo Miranda mostrou ao que veio, que mesmo diante dos problemas tem a sociedade como prioritária na sua gestão. A determinação em mostrar e pedir ajuda aos políticos só prova que Miranda continua o mesmo, e apesar de um cenário econômico desfavorável sua luta em prol da população continua. Além da entrega dos leitos do HGP que aconteceram em maio, o governador conseguiu finalizar mais 96 leitos neste mês. O que beneficiará os usuários do serviço público.
Após entregar as obras do Hospital de Referência de Alvorada, o governador Marcelo Miranda seguiu para o município de Araguaçu, onde, em solenidade, inaugurou dois trechos da rodovia TO-373, num total de 112,61 quilômetros ligando Alvorada (TO) a São Miguel (GO).
Outros setores que tem tido a atenção do governo são a Educação e a Segurança Pública, com entrega de escolas, reforma e ampliação dos prédios, novos cursos do Pronatec, bem como equipamentos e veículos aqueles que fazem a segurança do Estado. A convocação dos aprovados no concurso da Secretaria da Cidadania e Justiça auxiliou ainda no reforço do efetivo dos policiais, escrivãos, e peritos.
Tocantins volta a crescer
Hoje durante a entrega dos leitos, o governador disse que se tudo acontecer como previsto é possível que mais leitos sejam concluídos ainda este mês. Além dos quartos, foram entregues também mais Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Após a retirada das tendas, a conclusão do 3º piso garantirá melhor atendimento com dignidade as pessoas que utilizam do Sistema Único de Saúde (Sus) e que merecem o melhor atendimento diante de uma situação de fragilidade, neste caso a falta da saúde.
Reforma e ampliação do Hospital Ostílio Antônio de Araújo, em Araguatins
Em um tom harmonioso e de gratidão, Marcelo Miranda agradeceu e elogiou os profissionais pelo trabalho desempenhado. Disse ainda que este empenho deve continuar, para que os avanços e índices sejam cada vez melhores.
37 novas As viaturas (VW modelo gol, equipadas com giroflexes, sirene e rádio) vão substituir veículos do Quartel do Comando Geral, em Palmas, de Companhias Independentes e Batalhões da Polícia Militar.
Na Educação não tem sido diferente, em maio o governo inaugurou o 4º Colégio Militar do Estado, uma solicitação antiga dos moradores do sudeste do Tocantins. De lá pra cá, a estrutura pedagógica passou por uma reformulação para atender os públicos conforme demanda. Além da inclusão de disciplinas determinantes como Redação e Língua Estrangeira nas séries iniciais, os alunos da Escola do Campo passaram a ter aulas teóricas e práticas sobre o tema. Assim como os quilombolas e indígenas que agora tem uma disciplina voltada para a Língua mãe. Até então, três escolas já foram inauguradas, em Barrolândia, Pugmil e uma em Porto Nacional, já em funcionamento com inauguração prevista para o início do mês.
Colégios em Natividade e Pedro Afonso continuam as obras de reforma e ampliação, assim como a retomada da construção do Centro Tecnológico em Guaraí. Não bastasse a infraestrutura, o governo tem buscado parceria junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para criação e ampliação de laboratórios de informática.
Veículos e Armamentos para Segurança Publica
Voltados para estudantes do EJA, e do Ensino Médio, o Pronatec iniciou diversos cursos em 24 municípios, uma forma de garantir qualificação profissional e inclusão de jovens no mercado de trabalho. Ainda este ano, foram iniciadas as escolas em Tempo Integral. 12 unidades trabalham com o projeto piloto para análise e adequação conforme os resultados.
Neste mesmo período, paralelo a estas ações, a infraestrutura foi beneficiada com o recapeamento de asfalto, e criação de barraginhas no sudeste.
Marcelo Miranda entrega título definitivo da área do Senhor do Bonfim a Dom Romualdo
Apesar de um período de recessão, em que o governador precisou realizar a demissão de pais de famílias, cortar salários, tirar gratificações, tudo indica que o Executivo tem trabalhado diuturnamente voltado para trazer melhores condições para todos, e consequentemente gerar renda e maior poder aquisitivo social. Marcelo apesar de uma aparência que há alguns meses era de um gestor cansado, tem deixado claro que a sua luta não foi em vão, que a união faz a força, e principalmente que a humildade é o caminho para qualquer gestor que tem a sociedade como prioridade em seu governo.
Governo entrega 481 títulos de propriedade de cisternas do programa Água para Todos em Dianópolis, região sudeste do Estado.
Sem Arrodeios
É notório que o governo Marcelo Miranda tem contado com pessoas dispostas a auxiliá-lo no desenvolvimento, assim como pessoas que infelizmente não tem feito muito. Marcelo Mirada precisa acelerar o passo, e divulgar os resultados positivos da sua gestão. Nos municípios ainda que não queira precisa também substituir pessoas, servidores que nada fazem além de receber seus salários.
Assim como há adversários competentes, existem também companheiros com o mesma capacidade para assumir diversos cargos, portanto, apesar de gestor Marcelo Miranda precisa compreender que adversário deve ser tratado como tal.