GESTÃO WANDERLEI BARBOSA: MAIS DE UM BILHÃO EM CAIXA, EM JANEIRO DE 2024

Posted On Segunda, 13 Novembro 2023 04:36
Avalie este item
(0 votos)

Com o equilíbrio nas contas públicas concretizado em suas gestões, o governador Wanderlei Barbosa e sua equipe de auxiliares vêm executando o Orçamento do Estado com inteligência e comprometimento, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e deixando o Tocantins entre os poucos estados brasileiros com capacidade operacional financeira e em condições de captar recursos no mercado financeiro nacional e internacional.

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Esse é um mérito que ninguém pode tirar de Wanderlei Barbosa e de toda a sua equipe, capitaneada pelo competente secretário da Casa Civil, Deocleciano Gomes Filho, presidente do Grupo Gestor, responsável técnico financeiro  do controle do caixa do governo.

 

Wanderlei reservou espaço na sua agenda para participar da Caravana Federativa no Tocantins, evento promovido pelo Ministério das Relações Institucionais, que percorre as unidades federativas como símbolo de aproximação do Governo Federal e da Presidência, com estados e municípios de todo o país, possibilitando que lideranças regionais e gestores públicos tenham contato com programas, ações e serviços prestados por todos os ministérios do Governo Federal, além de órgãos, autarquias e bancos públicos, em um só lugar. De janeiro a setembro de 2023, foram retomados nove programas sociais e que estão sendo expostos durante a Caravana Federativa.

 

DINHEIRO À DISPOSIÇÃO

 

Wanderlei Barbos com equiipe em Brasilia 

 

O governo do Tocantins irá fechar o primeiro ano de sua reeleição com saldo positivo em todas as vertentes, principalmente na área da Saúde, com vários e vários mutirões realizados na rede de Hospitais Regionais, disponibilizando milhares de cirurgias, melhoramento nas instalações das unidades e na compra de medicamentos e insumos hospitalares. A área da Segurança Pública também vem sendo contemplada com aquisição de novas viaturas, armas, equipamentos, aeronaves e a realização do concurso público para a Polícia Militar.

 

Na educação são mais de 300 obras em andamento, com novas escolas em todas as regiões do Estado.

 

Outras ações que se destacam são a recuperação e recapeamento da malha viária e a nova ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional.

 

E a previsão para 2024é de mais recursos à disposição, com o novo Orçamento a ser aprovado pela Assembleia Legislativa. Wanderlei Barbosa tem percorrido vários municípios tocantinenses, interagindo com a população e buscando levantar junto do povo as reais demandas. Em paralelo, vem buscando recursos internacionais e federais, junto com a classe política e com o empresariado.

 

Já em janeiro serão mais de 900 milhões de reais provenientes do empréstimo junto ao Banco do Brasil, aprovado pela Assembleia Legislativa, para investimentos em infraestrutura, que, junto com o empréstimo do BNDES e a reposição das perdas do ICMS, podem chegar a mais de dois bilhões de reais no primeiro semestre de 2024.

 

POLITICA

 

Governador com a a Bancada Federal 

 

Em meio a toda essa movimentação de ações, Wanderlei Barbosa ainda encontra tempo para fazer política. As cobranças de companheiros, correligionários, dirigentes partidários e pré-candidatos a prefeito, para que o governador manifeste, publicamente, seu apoio às pretensões de cada uma delas, têm tomado as rodas de conversa nos bastidores. Tudo isso para que seja dado o pontapé inicial visando as eleições municipais de 2024.

 

Wanderlei vem cozinhando a todos em banho-maria, pois entende que a gestão do Estado é mais importante que essas definições políticas, mesmo estando as eleições municipais tão intrinsecamente ligadas às eleições estaduais de 2026.

 

Em diversas análises políticas publicadas, o Observatório Político de O Paralelo 13 vem alertando que Wanderlei Barbosa está à espera do momento certo para definir e tornar público a quem vai apoiar nas eleições municipais de 2024, e essa estratégia continua sendo a escolhida pelo governador.

 

RESPONSABILIDADE E CONFIANÇA

 

Só quando ele achar conveniente e politicamente seguro é que irá anunciar seus escolhidos.

 

Com muito dinheiro em caixa para 2024, e recebendo, ainda este ano, mais alguns milhões de reais dos repasses das compensações das perdas na arrecadação do ICMS do governo federal ainda no governo Bolsonaro. Esses recursos foram aprovados em votação nesta última semana, pelo Plenário do Senado Federal.

 

Esses recursos irão se somar aos já disponíveis e irão turbinar a gestão Wanderlei Barbosa, juntamente com aqueles oriundos das emendas impositivas da bancada federal.

 

QUALIDADES RARAS

 

 

Wanderlei Barbosa reúne duas qualidades políticas raras de se ver hoje em dia no Brasil, e que vem sendo sua forma de agir ao longo de toda a sua trajetória, desde o seu primeiro mandato como vereador em Porto Nacional, passando por dois mandatos na Câmara Municipal de Palmas, como presidente da Casa, deputado estadual e governador reeleito: gratidão e ficha-limpa.

 

É por isso que o governador vem demarcando seu território político sem muito esforço, e se mostrando um cabo eleitoral difícil de ser batido.

 

Assim é em Porto Nacional, quando declara em praça pública seu apoio ao deputado federal Toinho Andrade, será assim nesta terça-feira, em Araguaína, quando estará nas festividades pelos 65 anos de emancipação política do município, e também é assim em Paraíso do Tocantins, onde após reunião com o ex-governador, Dr. Moisés Avelino, com o empresário Osires Damaso e como deputado estadual Nilton Franco, declarou apoiar que os três decidirem por ser o candidato do grupo, e assim será, dentro do tempo de Wanderlei Barbosa, nos 139 município do Tocantins.

 

 PARCERIAS

 

 

Com isso, o governo Wanderlei Barbosa deve consolidar sua gestão como um governo de parcerias junto aos gestores municipais, com a realização de obras importantes nas cidades, lembrando que o governo federal deve assumir a mesma postura municipalista, o que pode transformar o Tocantins em um verdadeiro canteiro de obras.

 

Enquanto isso, Wanderlei Barbosa e seu vice, Laurez Moreira, poderão proporcionar céu de brigadeiro para seus escolhidos para disputar a reeleição, assim como aqueles que buscarão um mandato com apoio do Palácio Araguaia também terão nas ações governamentais e investimentos em suas cidades, um cabo eleitoral fortíssimo a lhes abrir as portas pera a eleição em 2024.

 

O povo tocantinense tem muito a comemorar pela estabilidade financeira e fiscal que o Tocantins atravessa.

 

Quem planta boas sementes, colhe bons frutos!