O piloto Frequentava uma fazenda da familia no antigo norte goiano
Por Mariane Faria
Foto: ayrtonsenna.com
Há quase 29 anos, em 1º de maio de 1994, o Brasil perdia um grande ídolo nacional: Ayrton Senna.
Conhecido mundialmente, o piloto de Fórmula 1 deixou saudades e marcou a vida dos brasileiros. Ele é lembrado até hoje, constantemente, por ser um grande ícone do automobilismo.
Mas você sabia que Goiás e Tocantins têm ligação com a infância de Ayrton?
Na época, Goiás e Tocantins ainda eram um estado só (1960) e a família Senna possula uma fazenda no interior, mais especificamente no distrito de Taipas, município de Dianópolis.
A atual cidade de Taipas, pertence ao Tocantins e Ayrton Senna frequentava o local durante as férias escolares, durante a infância e adolescência.
Passou ótimos momentos e fez amigos por ali, onde criou memórias de vida, na Fazenda Caraíbas, próxima ao rio Araguaia no antigo Norte de Goiás.
Ayrton era conhecido por dirigir uma Picape F-100 na região. Piloto desde sempre!
É um privilégio, Goiás fazer parte de Ayrton Senna, um orgulho nacional!
E não para por aí...
Os padrinhos de Ayrton eram goianos Seu Benedito de Souza e Dona Wanda Oliveira de Souza. Benedito sempre levava o afilhado Ayrton durante as férias para passar alguns dias na Pousada do Rio Quente, e também para um acampamento na ponta da ilha do Bananal, no Tocantins.
Aérea em Anápolis, sua aeronave PT- ASN foi interceptada pela FAB e, em seguida, equipado para o voo, recebeu o briefin para embarcar no Mirage III que o pilotou pelo céu goiano.
No mesmo ano, o deputado Hagahús Araújo propôs que o Autódromo Internacional d Goiânia levasse o nome do piloto, houve muita polêmica na época, pelo fato de que Ayrton nunca correu no local. O projeto foi aprovado na Assembleia de Goiás e leva s nome até hoje.
Nota
O jornalista Goianyr Barbosa, foi o autor intelectual do filme documentário "Ayrton, meninices no coração do Brasil. Agora Goianyr esta preparando um livro sobre esse herói brasileiro que até o fim do ano será lançado, aguardem.