Governador Marcelo Miranda deve assinar o contrato de financiamento da Ponte de Porto Nacional na próxima terça-feira, 30

Posted On Segunda, 29 Janeiro 2018 07:02
Avalie este item
(0 votos)

O Jornal O Paralelo 13 apurou que o governador Marcelo Miranda estará na próxima terça-feira, 30,  em Brasília para a assinatura, com a Caixa Econômica Federal, o contrato de empréstimo para construção  da ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional.

 

 Da Redação

 

Estes recursos são resultado de um trabalho Político que o Governador Marcelo Miranda vem mantendo com o Presidente Michel Themer, respaldado pela Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional, a qual é coordenada pelo Senador Portuense Vicentinho Alves, com o aval do Poder Legislativo Tocantinense.

 

A construção da Ponte sobre o rio Tocantins, em Porto Nacional é de fundamental importância, não apenas para a cidade, mas para toda a região, sendo estratégica para o escoamento da produção de Grãos  de cidades como Santa Rosa, Silvanópolis e Natividade, além de Porto Nacional, que possuem Grandes armazéns e demais cidades como Monte do Carmo,  Ponte Alta do Tocantins e Pindorama.

 

Vale destacar ainda que esta região também é destaque na criação de gado de corte, com vasto confinamento.

 

A construção de uma nova ponte sobre o rio Tocantins é vital para a continuidade do desenvolvimento regional, sobretudo para fazer chegar todos esses produtos até a Ferrovia Norte-Sul, do outro lado do rio Tocantins, no distrito de Luzimangues ou para alcançar a Rodovia Belém Brasília, a BR-153. Atualmente esse acesso está sendo realizado através da Ponte sobre o rio Tocantins, em palmas, o que aumenta aproximadamente 100km e onera ainda mais o transporte.

 

Serviço autorizado

A assinatura da Ordem de Serviço, autorizando o início das obras de construção da ponte sobre o Rio Tocantins, ocorreu em outubro do ano passado (2017), com a presença do governador Marcelo Miranda e gerou grande expectativa para os portuenses, com a oferta de novos postos de trabalho.

 

O Projeto de Lei autorizando o Governo do Estado a realizar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 130 milhões (valor atualizado), para a construção da obra, foi aprovado em setembro de 2017, pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

 

A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 metros de armação de concreto e 400 metros de aterro e foi licitada, em 2014, pelo valor de R$ 101.328.272,57 (valor inicial).

 

A ponte atual foi construída na década de 70 (entre 1976 e 1979) e possui 900 metros de extensão. Liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Em 2011, devido a danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e não pode ultrapassar 30 toneladas de peso.

 

A estimativa é de que a obra gere cerca de 500 empregos, diretos e indiretos, priorizando a mão de obra local. 

 

Outros compromissos do Governador em Brasília

 

O Paralelo 13 apurou ainda que o Governador Marcelo Miranda terá outros compromissos em Brasília, nos Ministérios e Embaixadas para dar celeridade a diversos processos de liberação de recursos, já aprovados em instituições financeiras e governamentais.

 

De acordo com ‘nossa fonte’, em Brasília, o chefe do executivo estadual tocantinense esteve, na semana passada, na capital federal para um encontro reservado com o Presidente da República, seu correligionário Michel Themer.  À redação do Paralelo 13, foi assegurado que o Tocantins não terá problemas com liberação de recursos junto ao Governo Federal, e isso vale para emendas parlamentares da  Bancada tocantinense e também para convênios empréstimos com instituições financeiras como Caixa Econômica e Banco do Brasil.