Reunião do Governo do Tocantins com a instituição financeira ocorre após diálogo iniciado na China, em setembro deste ano
Por Guilherme Lima
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se nesta sexta-feira, 17, no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com o diretor do escritório regional do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Banco do Brics, Thadeu Abicalil, para articular possíveis financiamentos para o Tocantins. O ponto central da reunião foi a discussão sobre recursos financeiros para aplicação em obras de infraestrutura, nas áreas de rodovia e transporte, além de educação e saúde.
“Estamos comprometidos em promover o avanço do Tocantins e melhorar ainda mais a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Os investimentos discutidos hoje podem viabilizar obras fundamentais para fortalecer nossa infraestrutura, impulsionar o desenvolvimento econômico regional, criar possibilidade de aplicação em áreas da educação e saúde”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa.
Thadeu Abicalil ressaltou que o Banco do Brics tem o intuito de colaborar com o crescimento do Tocantins, abordando logística, transporte e projetos sociais
O diretor regional do Banco do Brics, Thadeu Abicalil, enfatizou que a instituição financeira tem o compromisso de apoiar projetos que impulsionam o crescimento sustentável. “Hoje a gente fez uma primeira reunião com o governador Wanderlei Barbosa, para discutir o projeto de investimento que deve envolver setores como logística de transporte, também na área social, para que a gente possa colaborar, via financiamento, com o desenvolvimento sustentável do Tocantins. Então, vamos apreciar a demanda do Tocantins e trabalhar para poder suprir aquilo que o Estado mais necessita, por meio desse possível financiamento", pontuou o diretor.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, sublinhou o papel estratégico das secretarias no alinhamento com a instituição financeira, a fim de viabilizar os projetos de maneira mais eficiente. “Agora, seguindo a determinação do governador Wanderlei Barbosa, vamos partir para o trabalho. O próximo passo será uma reunião com várias secretarias, juntamente com o diretor do NDB [Novo Banco de Desenvolvimento], para entendermos as diretrizes da instituição financeira e, assim, colocarmos em discussão técnica todos os projetos que nós estamos querendo buscar financiamento”, afirmou.
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, sublinhou o papel estratégico das secretarias no alinhamento com a instituição financeira, a fim de viabilizar os projetos de maneira mais eficiente
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Sergislei Moura, destacou que o momento evidenciou a colaboração efetiva entre a gestão estadual e o Governo Federal, demonstrando o compromisso conjunto em atender às necessidades da população tocantinense. “Ficou definido aqui que a gente vai construir uma carta consulta, obedecendo a orientação do governador Wanderlei Barbosa, no qual será estabelecido como prioridade a logística de transporte e obras em educação. Trabalhamos com a possibilidade de estar captando esse recurso com o Banco, sabendo que se tratam de receitas internacionais, que não saem nunca de exercício para o outro, então, normalmente há um certo tempo, que provavelmente a execução deles iniciaria a partir de 2024 ou 2025”, explicou o secretário.
Reuniões
No mês de setembro, uma comitiva da gestão estadual esteve em Xangai, na China, onde apresentou para a presidente do Branco do Brics, Dilma Rousseff, o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins (Pics), desenvolvido pela Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), além de projetos de infraestrutura de logística para o Tocantins.
A visita fez parte da agenda de compromissos institucionais do Governo do Tocantins, na participação da 23ª edição da Feira Internacional de Investimento e Comércio da China (Cifit), em Xiamen.
NDB
O New Development Bank (NDB), conhecido como Banco NDB, é uma instituição financeira de desenvolvimento estabelecida pelos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Sua missão é impulsionar o financiamento de projetos voltados para infraestrutura e desenvolvimento sustentável em nações em desenvolvimento.
Desde sua fundação em 2014, o NDB busca fortalecer a cooperação econômica entre os membros do Brics, diminuindo a dependência de instituições financeiras internacionais convencionais, como o Banco Mundial. Priorizando iniciativas que promovem o crescimento econômico e aprimoram as condições de vida nas áreas atendidas, o NDB desempenha um papel vital nesse contexto.