Abertura da 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, ocorreu no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, nesta terça-feira, 5
Por Jarbas Coutinho
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na tarde desta terça-feira, 5, da abertura da 3ª edição do Conexão Contábil Nacional, realizado no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o evento reúne, na capital tocantinense, mais de 500 profissionais de todo o país, com o objetivo de discutir as transformações do setor e estratégias para o fortalecimento da profissão.
Com programação extensa e abrangente, o Conexão Contábil Nacional segue até esta quarta-feira, 6, com palestras, painéis e atividades voltadas à ampliação da visão de mercado e das possibilidades de atuação dos profissionais de contabilidade. Entre os temas abordados estão sustentabilidade — assunto que ganhou força com as novas normas internacionais — e Inteligência Artificial, cada vez mais presente na rotina do setor contábil.
Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa foi homenageado pelo CFC, em virtude do apoio prestado à realização do evento
O governador Wanderlei Barbosa, que participou do painel sobre Crédito de Carbono e ESG – Oportunidade e Desafios, apresentado pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Marcello Lelis, destacou a importância do profissional de contabilidade para o setor público e privado. “O profissional de Contabilidade é imprescindível na vida das pessoas e de qualquer empresa. Todas as políticas públicas passam pelo crivo do profissional de contabilidade, daí a importância deste evento”, frisou o governador.
O chefe do Executivo também relatou os desafios de promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental. “É um desafio promover o crescimento da produção de alimentos e da economia do estado de maneira sustentável, porque aqui levamos a sério essa questão de não agredir aquilo que deve ser permanente, como as reservas naturais. O Tocantins foi o estado que mais reduziu a degradação ilegal, os incêndios e desmatamentos ilegais”, enfatizou. Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa ainda foi homenageado pelo CFC, em virtude do apoio prestado à realização do evento.
Em sua apresentação, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, reforçou a importância de incluir o tema sustentabilidade no contexto da contabilidade e afirmou que o Tocantins lidera a política de mudanças climáticas ao se destacar na estratégia de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal ( REDD+). “O Tocantins vai, com toda a política implementada pelo governador Wanderlei Barbosa, provar que é possível produzir de maneira sustentável. Agronegócio e meio ambiente não são adversários, mas parceiros. Isso é fundamental para o setor do agronegócio, porque o mercado está cada vez mais restritivo e exige produção sustentável", afirmou.
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, disse que contabilidade é a ciência da informação
O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Prado Dantas, agradeceu a participação do governador e enfatizou a relevância da contabilidade na sociedade. “Contabilidade é algo muito maior e é preciso ser colocada no centro das questões públicas ou privadas. Existe uma conexão muito grande entre contabilidade e transparência. A contabilidade é sem dúvidas a ciência da informação. Essa valorização que almejamos da nossa profissão precisa conjugar alguns fatores importantes no perfil de atuação, como entender sobre governança , sobre marketing, sustentabilidade e outros”, pontuou.
O Conexão Nacional Contábil é realizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), com apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins (CRCTO) e do Sistema CFC/CRCs. O evento acontece na modalidade híbrida como parte do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC.