Mais de 30 atrações artísticas e o 1° Seminário de Economia Criativa estão confirmados; feira de artesanato fica adiada para 2025
Por Ascom Secult
Mais de 30 atrações artísticas e um seminário sobre economia criativa estão confirmados para acontecer em novembro e dezembro como parte da programação de fim de ano do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e apoio da Secretaria Executiva de Governo (Segov) e Secretaria de Comunicação (Secom). Já a Feira de Negócios do Artesanato (Fenartto), que aconteceria no mesmo período, foi adiada para 2025 em face da antecipação do encerramento do exercício financeiro do governo.
A agenda cultural tem início no dia 28 de novembro com apresentações de artistas do Tocantins e show nacional com Zé Geraldo e banda, no palco que será montado na ala norte da Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos.
Dias 29 e 30 de novembro será realizado o 1° Seminário de Economia Criativa do Tocantins. Com o tema Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local, o seminário propõe promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre empreendedores criativos, gestores públicos, acadêmicos e a sociedade, destacando a importância da cultura, inovação e sustentabilidade para o desenvolvimento de territórios criativos no Tocantins.
Serão mais de 16 horas de programação que inclui palestras, painéis, debates, intervenções artísticas e interação com o público. Nomes como Lala Deheinzeli (SP), Luiz Chaffin (GO) e Alfredo Bertini (PE) já estão confirmados. O seminário será realizado no auditório do Palácio Araguaia.
Cantor paraense Nilson Chaves
Nos dois dias de seminário e no domingo, 1° de dezembro, a programação musical segue acontecendo no palco montado na Praça dos Girassóis, sempre a partir das 17 horas. Nomes como Dorivã, Everton dos Andes, Eletra, Paulinho Braga e Lucimar; as bandas Impacto Latino, Trio Bacana, Baião D2, 3 Tons de Preto e outras, além de artistas do cenário nacional como o paraense Nilson Chaves, o tocantinense Juraildes da Cruz, o pernambucano Geraldinho Lins e os goianos Maria Eugênia e Pádua estarão no palco do Governo do Estado.
Como parte da programação natalina do Governo do Tocantins, sob o comando da Segov, outras atrações artísticas regionais estão confirmadas para os fins de semana seguintes. Dentre elas, estão Sabrina Fittipaldi, Keila Lipe, Badinho e Enlace Orquestra, Toninho Borges, Luiz Tupiniquim, Orquestra Viva Música e vários outros talentos regionais. Esta será a maior ação da Secult desde sua recriação em março de 2023 envolvendo contratações de artistas regionais. A programação completa do Seminário de Economia Criativa e dos shows será divulgada nos próximos dias.
Fenartto
A antecipação dos prazos para encerramento do exercício financeiro, conforme Decreto nº 6.860, publicado no dia 31 de outubro, levou o Governo do Estado a decidir pelo adiamento da 1ª Feira de Negócios do Artesanato do Tocantins (Fenartto), que aconteceria de 28 de novembro a 1° de dezembro. Isto porque não haveria tempo hábil para processar as contratações necessárias à realização do evento dentro dos prazos estipulados no decreto.
Com o adiamento da feira para 2025, o edital de chamamento público para a seleção dos artesãos e entidades representativas que iriam expor e comercializar seus artesanatos na Fenartto fica suspenso até segunda ordem. Todos os 30 selecionados conforme resultado do edital publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição da última segunda-feira, 11, têm assegurado o direito à participação na feira no ano que vem.