Governo do Tocantins busca inovação no combate a criminalidade no 6° Simpósio Internacional de Segurança Pública

Posted On Quinta, 09 Mai 2024 05:54
Avalie este item
(0 votos)
Governo do Tocantins marca presença no 6° Simpósio Internacional de Segurança Pública em Brasília. Governo do Tocantins marca presença no 6° Simpósio Internacional de Segurança Pública em Brasília. Fotos: Vinícius Santa Rosa

Temas em pauta incluíram o combate ao crime organizado e à violência urbana, questões de inteligência e legislações, e o acesso a recursos para implantação de novos projetos

 

 

Por Lidieth Sanchez

 

 

O Governo do Tocantins está presente no 6° Simpósio Internacional de Segurança, realizado em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A cerimônia de abertura, realizada na manhã desta quarta-feira, 8, contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski. No evento, que ocorre até amanhã, 9, o Tocantins busca conhecimento sobre novas tecnologias essenciais para o processo de modernização do combate à criminalidade que está sendo desenvolvido no Estado.

 

O secretário de Segurança Pública do Tocantins (SSP/TO), Wlademir Mota, representou o Estado no evento e destacou a necessidade das parcerias e cooperação. “Essa participação é de grande importância para os tocantinenses, pois proporciona uma oportunidade única de trocar experiências com outros Estados e discutir políticas públicas eficazes no combate à criminalidade. Ao se envolver em debates sobre temas como crime organizado, violência urbana e legislação, adquirimos conhecimentos valiosos para implementarmos estratégias mais eficazes na garantia da segurança dos cidadãos no Estado”, destacou.

 

Representando o Governo do Tocantins, o corregedor-geral da SSP/TO, Wanderson Chaves de Queiroz, a diretora de inteligência da Polícia Civil, Luciana Midlej, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, o secretário da SSP/TO, Wlademir Mota, o superintendente de Segurança e Estratégia, Emerson Francisco de Moura e o assessor técnico da Serb, delegado Mozart Félix.

 

Essa busca por inovação nas tecnologias de combate ao crime foi um dos pontos centrais do evento, que apresentou palestras e painéis com especialistas de referência internacional nas áreas. Além disso, houve a apresentação de tendências em inteligência e segurança cibernética, combate aos crimes financeiros e crimes ambientais. Durante essas discussões, o foco esteve na análise e aprimoramento das políticas públicas e na troca de experiências e práticas bem-sucedidas entre os participantes.

 

A SSP estava representada também pelo superintendente de Segurança e Estratégia, Emerson Francisco de Moura, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, a diretora de inteligência da Polícia Civil, Luciana Midlej e pelo corregedor-geral, Wanderson Chaves de Queiroz. Também estava presente o assessor técnico da área de segurança pública da Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília (Serb), o delegado Mozart Félix, que destacou a importância do Simpósio para viabilizar parcerias interestaduais indispensáveis ao combate à criminalidade.

 

“A participação do Tocantins no Simpósio é essencial, não apenas para identificar e disseminar boas práticas. Essa interação entre os Estados é fundamental para o alinhamento de propostas de políticas públicas de segurança que são constantemente atualizadas junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Tocantins tem voz ativa nesse trabalho que impacta diretamente na vida de todos os tocantinenses", destacou o delegado.