Governo do Tocantins entrega reanimadores e incubadoras para maternidades estaduais

Posted On Sábado, 06 Julho 2024 05:48
Avalie este item
(0 votos)
Os reanimadores pulmonares fornecem ventilação artificial, já as incubadoras neonatais garantem ambiente adequado aos pacientes Os reanimadores pulmonares fornecem ventilação artificial, já as incubadoras neonatais garantem ambiente adequado aos pacientes

O Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Materno Infantil Tia Dedé e Hospital Regional de Gurupi são as unidades contempladas

 

 

Por Ananda Santos

 

 

Com objetivo de ofertar atendimento com alta qualidade e cuidado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins adquiriu equipamentos para as maternidades geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). São reanimadores pulmonares e incubadoras, destinadas ao Hospital Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Hospital Regional de Gurupi (HRG) e Hospital Materno Infantil Tia Dedé (HMITD). O investimento foi de R$ 315.712,50.

 

Os equipamentos foram destinados da seguinte forma: dois reanimadores pulmonares e duas incubadoras neonatais estacionárias ao HMITD; uma incubadora neonatal estacionária ao HRG e três reanimadores pulmonares e duas incubadoras neonatais estacionárias ao HMDR.

 

A primeira unidade a receber foi o HMDR e o diretor-geral, Fernando Pinheiro Melo, afirmou que, “estamos muito felizes em receber os reanimadores e incubadoras, pois esses equipamentos reduzem consideravelmente os casos de mortalidade infantil. Com certeza fará uma diferença significativa na vida dos nossos pequenos pacientes”.

 

“Estas aquisições são de extrema importância para a boa assistência aos pacientes e nossas equipes têm trabalhado conforme determinação do governador Wanderlei Barbosa, para dar agilidade nos processos e modernizar cada dia mais as nossas unidades de norte a sul do Tocantins, para que a população tenha a oportunidade do tratamento perto do seu local de residência”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

 

Equipamentos

 

Os reanimadores pulmonares são dispositivos médicos vitais, utilizados para fornecer ventilação artificial a pacientes que não conseguem respirar adequadamente por conta própria. Já as incubadoras neonatais oferecem ambiente adequado e estável aos prematuros e recém-nascidos de alto risco.