Governo do Tocantins inicia a distribuição de cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção

Posted On Terça, 01 Novembro 2022 07:02
Avalie este item
(0 votos)
 No total serão entregues 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, e outras) e meios auxiliares de locomoção nos Centros de Reabilitação do Tocantins No total serão entregues 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, e outras) e meios auxiliares de locomoção nos Centros de Reabilitação do Tocantins SETAS

Os equipamentos irão atender pacientes portadores de deficiências físicas temporárias ou definitivas atendidos nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação

 

Por Laiany Alves 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu na segunda-feira, 31, o montante de 246 cadeiras de rodas e meios auxiliares de locomoção (cadeiras de banho padrão e infantis) que irão atender as necessidades dos pacientes, portadores de deficiências físicas temporárias ou definitivas, regulados nos Serviços e Centros Especializados em Reabilitação (SCER/TO) sob gestão estadual.

 

Os equipamentos começarão a ser entregues na terça-feira, 01 e fazem parte de um total de 2.535 cadeiras de rodas (banho, tetraplégica, e outras) e meios auxiliares de locomoção (muletas, andadores, cintas para transferência, tábua para transferência, além de mesa de atividades e adaptações) adquiridos pelo Governo do Tocantins.

 

“Serão entregues, neste primeiro momento, 217 cadeiras de rodas para banho padrão reclináveis e 37 cadeiras banho padrão, reclinável, infantil e carrinho dobrável para atendimento dos pacientes do CER de Porto Nacional, Araguaína e Palmas. A entrega será iniciada ainda esta semana e ocorrerá por ordem cronológica de solicitação”, explicou a gerente de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, da SES-TO, Débora Okabaiashi.

 

O Secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana ressalta que esta entrega pretende atender pacientes que aguardavam há mais de três anos. “Estamos trabalhando para dar atendimento célere de todos os pacientes, para que com estes equipamentos tenham mais qualidade de vida e possam fazer atividades como por exemplo, o retorno à escola e ao mercado de trabalho”, afirmou o gestor.

 

Atendimento

 

Para ter acesso às cadeiras de rodas e aos meios auxiliares de locomoção, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) necessitam buscar o primeiro atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em âmbito municipal, que encaminhará para as unidades do SCER-TO mais próxima.

 

Os SCER-TO visam reabilitar pessoas com deficiência física e intelectual e dispõe de equipe multiprofissional composta por enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ortopedista, médico neurologista, assistente social, terapeuta ocupacional, nutricionista e psicólogo, oferecendo consultas, avaliação, diagnóstico, terapias, indicação de órtese, prótese e meios auxiliares de locomoção, os quais serão adquiridos pelo Governo do Estado.