Ciclo de palestras faz parte do projeto Aluno Amigo dos Animais e busca sensibilizar estudantes sobre a importância da fauna local
Por: Nandyala Waritirre (estagiária)
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais (Pró-Animais), iniciou, nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, um ciclo de palestras sobre a conscientização dos direitos dos animais nas escolas estaduais, com o projeto Aluno Amigo dos Animais. A ação teve início no Colégio Militar de Palmas, com o tema "Desmatamento e perda de animais silvestres: o papel da educação ambiental na conservação", ministrada pelo professor Frank Gundim Silva e pela curadora do Museu de Zoologia e Taxidermia (técnica de empalhar animais) da Unitins, Cris Macedo.
A palestra contou com a participação de 526 alunos da instituição e membros do Comitê Pró-Animais. O evento também teve o apoio do coordenador do Colégio Militar, Subtenente Osias Pereira, e de professores da instituição.
A secretária Executiva do Comitê Pró-Animais, Meriele Oliveira, ressaltou a importância da interação direta com os estudantes, afirmando que "eles são potenciais multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, desempenhando um papel crucial na formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com a causa ambiental."
Já o Subtenente Osias Pereira, coordenador do Colégio Militar de Palmas, destacou que a palestra não apenas despertou o interesse dos alunos pela preservação ambiental, mas também "completou o trabalho realizado em parceria com a Semarh, relacionado à gestão de resíduos na Agrotins, consolidando um ciclo completo de conscientização ambiental."
A curadora Cris Macedo, por sua vez, enfatizou a relevância da sua participação no evento, apontando que "muitos alunos desconheciam a existência do Museu de Zoologia e Taxidermia José Hidasi, da Unitins, e o trabalho de preservação de animais vítimas de crimes ambientais, como queimadas, atropelamentos e caça predatória." Ela aproveitou para esclarecer o conceito de taxidermia, explicando como o museu contribui para a educação ambiental e para a sensibilização sobre os impactos negativos da ação humana na fauna local.
O professor Frank Gundim falou sobre o impacto da educação na conservação ambiental, afirmando que "o projeto Aluno Amigo dos Animais fortalece o vínculo entre estudantes e a natureza, demonstrando o papel da educação na conservação da biodiversidade." Ele também destacou que a palestra foi um momento de reflexão sobre os impactos ambientais no Cerrado tocantinense e a ameaça de extinção de espécies como o lobo-guará, tamanduá-bandeira e onça-pintada. Para ele, "a participação ativa dos alunos do Colégio Militar reforça a importância de iniciativas educativas para inspirar mudanças de atitude e comportamentais, trazendo esperança para um futuro mais sustentável."
As palestras do projeto Aluno Amigo dos Animais seguem durante esta semana com mais ações. Na sexta-feira, 21 de fevereiro, às 15h, a Escola de Tempo Integral Luiz Gonzaga será palco da palestra com a Dra. Janaina Centrone, que abordará o tema "Bem-estar animal na pecuária", dando continuidade ao ciclo de conscientização e educação ambiental.