Governo do Tocantins realiza 4.429 cirurgias eletivas em sete meses

Posted On Quinta, 02 Junho 2022 14:15
Avalie este item
(0 votos)

Todos os procedimentos são em pacientes cadastrados na Central Estadual de Regulação

Por Aldenes Lima

 

Mais 713 famílias foram beneficiadas com procedimentos eletivos, no mês de maio de 2022, no Estado do Tocantins. Esta foi a produção das unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual e das pactuadas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os atendidos são cadastrados na Central Estadual de Regulação, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO).

 

De 20 de outubro de 2021 a 01 de junho de 2022, o Tocantins realizou mais de 4.429 procedimentos eletivos, sendo 3.275 só em 2022, número superior ao efetuado nos dois anos anteriores. Em 2020 o Estado fez 2.626 cirurgias eletivas e 2.729, em 2021. A produção faz parte do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH – Cirúrgico), conhecido como 'Opera Tocantins'.

 

Uma das pessoas atendidas foi Gideane Martins da Silva, que fez um procedimento em Paraíso do Tocantins e falou sobre o atendimento. “Desde a chegada ao hospital até a realização da cirurgia tudo ocorreu bem. Estava a muito esperando, mas graças a Deus deu tudo certo e agora já aguardo alta para ir pra casa e seguir minha vida com normalidade”, afirmou.

 

A normalidade citada pela paciente é o que busca da Gestão Estadual, segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva. “Nosso objetivo é garantir que a população que necessita dos serviços de Saúde, seja atendida em tempo hábil, tenha solução para seus problemas e retome sua rotina seja ela qual for. Este resultado final é o nosso foco: uma sociedade sadia e ativa”, disse.

 

Para garantir que os serviços cirúrgicos sejam expandidos, o Governo do Tocantins tem equipado os hospitais estaduais. Já começaram a serem disponibilizados 154 equipamentos, sendo 37 novas mesas cirúrgicas e 120 monitores multiparamétricos. As mesas foram adquiridas por meio de licitação, com investimento total de R$4.267.900,00, recursos destinados pela bancada parlamentar federal do Tocantins. E os monitores recebidos do Ministério da Saúde (MS).