Durante o encontro, os gestores têm a oportunidade de repassar diretamente à Seduc as demandas das escolas
Por Philipe Bastos
Fotos: Márcio Vieira
Uma parte importante no processo de aproximação que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) vem promovendo junto às escolas da rede estadual de ensino, o atendimento individualizado aos diretores das unidade educacionais proporciona a eles a oportunidade de levar as demandas das escolas diretamente à gestão. Em Colinas, foram atendidos diretores de 20 unidades educacionais que levaram demandas, propostas e sugestões para o grupo gestor da Pasta.
Durante o encontro, realizado na manhã desta terça-feira, 13, foram discutidas demandas em áreas como transporte escolar, infraestrutura e recursos humanos.
De acordo com a professora Wanessa Zavarese Sechim, secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, este é um momento significativo de contato direto com as escolas e suas demandas. “Para a Seduc este é um momento importantíssimo, pois temos a oportunidade de conhecer, diretamente dos diretores das escolas, suas dificuldades e seus problemas, mas também suas ideias e propostas para melhorar a educação”, destacou.
Fator comum entre os diretores atendidos, o pioneirismo da ação da Seduc ao levar o grupo gestor até as sedes das Diretorias Regionais de Educação chamou a atenção de todos que foram atendidos. Fala recorrente entre os gestores das escolas é que essa é a primeira vez que a gestão estadual vai até os diretores ouvir diretamente das escolas quais são as demandas, os problemas e as propostas para melhorar.
“Nunca foi feito um trabalho nesse formato que a secretária está fazendo. Isso é muito importante porque a gestão estadual ouve dos próprios diretores o que está acontecendo mas escolas”, destacou a diretora do Colégio João XXIII, Maria Lindacy Frasão.
Já a diretora do Colégio Estadual Bernardo Sayão, localizado no município de mesmo nome, Ana Mara Marinho de Oliveira, frisou que a aproximação promovida pela Seduc é muito importante para o trabalho nas escolas. “Essa é uma iniciativa muito positiva, para se aplaudir. Para a escola significa que todos somos a Seduc, pois essa aproximação nos faz sentir que estamos todos no mesmo barco, que é a educação”, destacou.