As ações ocorreram de 01 a 06 de junho e atendeu 53 pacientes da macrorregião norte do Tocantins
Da Assessoria
Dentro das ações de descentralização os serviços de saúde, promovidas pelo Governo do Tocantins, os Hospitais regionais Augustinópolis (HRAug) e Araguaína (HRA) realizaram mutirões de cirurgias urológicas e ortopédicas, beneficiando 53 pacientes residentes na macrorregião norte do Tocantins. Os procedimentos ocorreram de 01 a 06 de julho e são resultados das estratégias da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) na busca por agilizar os atendimentos à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os procedimentos urológicos foram realizados de 04 a 06 de junho, nas duas unidades, por meio de técnicas minimamente invasivas, utilizando vídeo, o que proporciona aos pacientes uma recuperação mais rápida e menos desconforto. “A realização destes mutirões foi um grande passo para a saúde da nossa região. As cirurgias ocorreram por uma colaboração entre o Hospital Regional de Augustinópolis e o Hospital Regional de Araguaína, a qual demonstra nosso compromisso em oferecer acesso a tratamentos modernos e eficazes. Estamos felizes em poder atender a essa demanda e fazer a diferença na vida dos nossos pacientes”, afirmou a diretora-geral do HRA, Cristiane Uchôa.
14 pacientes urológicos foram atendidos com cirurgias no HRA
“Todos os pacientes atendidos já estão em processo de recuperação, seguindo as orientações médicas e estamos trabalhando para novas parcerias que possibilitaram iniciativas como esta, que resultam diretamente no bem-estar da comunidade”, pontuou a diretora-geral do HRAug, Vilma Jovino.
Morador de Xambioá, o paciente Miguel Arcanjo Alves de Araújo falou sobre o atendimento em urologia. “Esperei nove meses para realizar minha cirurgia e graças a Deus ela ocorreu. Fui muito bem atendido com uma equipe prestativa e estou feliz em poder me recuperar”.
Ortopedia
O HRA realizou de 01 a 04 de junho, um mutirão de cirurgias ortopédicas, beneficiando 23 pacientes que necessitavam de procedimentos de urgência. Os procedimentos foram realizados no período noturno, para aumentar a capacidade de atendimento e responder rapidamente às necessidades urgentes da comunidade.
Dados
Desde outubro de 2021, o Governo do Tocantins já realizou mais de 55 mil cirurgias eletivas. Destas, quase oito mil foram este ano. Os procedimentos ocorrem em hospitais geridos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em hospitais municipais conveniados e em hospitais privados contratados.