A programação faz parte da Campanha Agosto Dourado, o qual incentiva a amamentação
Por Ananda Santos
Com foco em promover instruções e a sensibilização do aleitamento materno, o Hospital e Maternidade Infantil Tia Dedé (HMITD) promoveu na sexta-feira, 04, uma palestra para os servidores do hospital. O evento faz parte da programação da Campanha Agosto Dourado, que incentiva a amamentação.
Segundo a endocrinologista, Fabiana Martins Andrade, “o tema escolhido da campanha deste ano é ‘Faça a diferença para mães e pais que trabalham’ e traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais, vamos trabalhar sobre isso nesta campanha”.
“Quanto mais a criança é amamentada, mais vínculo ela recebe, mais próximo da mãe ele fica. Então, nós indicamos a amamentação para fortalecer o vínculo mãe e filho, se você tem isso, você quer estar perto, você é mais amigo. Eu tenho três filhos, e todos amamentaram, o que mais amamentou é o mais grude comigo, a amamentação traz mais para perto, a criança que amamenta mais tempo é mais apegada. Eu sempre priorizei a amamentação, fazemos roda de conversa, campanhas, sempre visando isso”, disse a técnica de Enfermagem do HMITD, Monica Pereira.
“Esse encontro foi excelente porque nos trouxe muitas informações, como precisa ser feita a abordagem com as mães, as orientações para fazer o que é correto também. Nós ensinamos sobre a amamentação, a alimentação saudável, pois assim quando as mães saírem daqui, elas saem sabendo o que tem que ser feito para educar as crianças na alimentação”, avaliou a Técnica de Enfermagem Rosana França Gomes, que trabalha no lactário do hospital onde é feita a dieta dos bebês.
Sobre as orientações repassadas às pacientes, a moradora de Porto Nacional, Benízia José de Cerqueira contou que “este é o meu quarto filho e sempre amamentei por mais de seis meses. O Samuel nasceu ontem e está mamando bem. A equipe esteve aqui acompanhando e agora estamos só aguardando para irmos para casa”.
O diretor geral do (HMITD), Hélio Barros, falou sobre a programação da campanha, na unidade hospitalar. “O nosso hospital está fazendo uma programação especial referente ao Agosto Dourado, e nós queremos comemorar esse mês com uma programação onde possa conscientizar e mostrar a importância para as mães da amamentação e do aleitamento materno. Queremos melhorar a qualidade de vida e a saúde dessas crianças através do aleitamento materno. A programação será nas sextas-feiras do mês de agosto, 4, 11 e 18, sempre às 9h da manhã.”
Doação de leite no hospital
Sobre a quantidade de leite materno que é recebido no HMITD, a Coordenadora do Posto de Coleta de Leite Materno, Valdeci Ferreira, explanou que “é muito variado o número de doações, às vezes conseguimos 3, 4 litros, isso depende muito também do mês, o mês de férias, julho, por exemplo, que geralmente diminui muito esse ano foi diferente, nós imaginamos que fosse diminuir, mas foi o mês mais conseguimos doadoras, mais litros de leite, então é muito relativa essa quantidade de leite. Depois que o leite é coletado ele é enviado para pasteurização no Dona Regina. 50 % do leite fica lá e 50 % retorna pra gente. Com frequência aparecem bebês que precisam desse suporte, por isso temos o estoque”.