Por: Elmiro de Deus
A Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coopa) realizam no próximo sábado, 14, a “II Jornada Tecnológica de Diversificação Agrícola”, na fazenda São João, em Pedro Afonso, região central do Estado. No evento são esperados 200 pessoas de oito municípios, entre acadêmicos, produtores e técnicos agrícolas.
No dia de campo, os participantes conhecerão as tecnologias focadas na produção de banana, abacaxi, maracujá, mamão e mandioca. No local, cada cultura terá o seu estande, com enfoque específico, sendo ministradas palestras com especialistas na área da Seagro e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Genebaldo Barbosa, essa é uma ação voltada para o fomento à produção de frutas e mandioca, direcionadas especialmente para o pequeno e médio produtor rural. “A intenção é proporcionar aos produtores a transferência de tecnologias destas culturas, agregando valores e, ao mesmo tempo impulsionar a produção desta região que é potencialmente rica para a produção de frutas e mandioca”, argumentou.
No evento participam também representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Sistema das Organizações das Cooperativa do Brasil no Tocantins (OCB/TO), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e demais parceiros.
Programação
8h: Estação 1 – Inscrição dos participantes
8h30: Estação 2 – Potencialidades da cultura do mamão
(palestrante: Dr. Tulio Rafhael de Pádua, Embrapa Mandioca e Fruticultura)
9h: Estação 3 – A cultura do maracujá
(palestrante: Dr. Raul Castro Carrielo Rosa, Embrapa Agrobiologia)
9h30: Estação 4 – A cultura da abacaxicultura em Pedro Afonso
(palestrante: Eng. Agrônomo Genebaldo Barbosa de Queiroz, Seagro)
10h: Estação 5 - Cultivares de banana e seu potencial produtivo
(palestrante: Dr. Zilton José Maciel Cordeiro, Embrapa Mandioca e Fruticultura)
10h30: Estação 6 – Ações do Reniva na Região de Pedro Afonso
(palestrante: Dr. Aristósteles Pires de Matos e MSC. Alexandre Aires de Freitas - Embrapa Pesca e Aquicultura).