Irisnete Pinto, a candidata “raiz” que emocionou Ipueiras

Posted On Segunda, 05 Agosto 2024 09:00
Avalie este item
(0 votos)

Por Luciano Moreira

 

Filha de ipueirenses – e de Ipueiras – Irisnete Pinto teve a sua candidatura à prefeita da cidade homologada pelo PSD em convenção realizada na tarde deste domingo, dia quatro de agosto. Mais que uma simples convenção, sua candidatura emocionou a população de Ipueiras por representar as pessoas que, sabiamente, preferem ter no comando da cidade uma pessoa com quem se identifiquem, que conhece cada esquina, cada morador e cada demanda, e passou a ser a espécie de “candidatura de resistência” face ao cenário político local.

 

FORASTEIRO

 

O povo de Ipueiras estava incomodado com a situação política que se instalou na cidade, desde que um “novo morador” resolveu se candidatar a prefeito da cidade e, para isso, montou residência há menos de um ano e transferiu seu domicílio eleitoral.

 

O forasteiro passou a promover festas e churrascos que chamaram a atenção da juventude de ipueiras, mas que incomodaram muito as famílias tradicionais da cidade.

 

Por isso, sua candidatura passou a ser vista como a de um oportunista, um conquistador, que viu na cidade a chance de uma vitória fácil, para alavancar sua carreira política. Causa estranheza a qualquer um que o primeiro voto dessa pessoa, em Ipueiras, será para ele mesmo.

 

RESISTÊNCIA

 

Logo, as lideranças políticas locais iniciaram um movimento por uma candidatura “raiz” que tivesse identificação com Ipueiras e seu povo, e o nome de Irisnete conseguiu reunir em seu entorno verdadeiro movimento de resistência política.

 

O empresário Nicolas Pedreira, que era pré-candidato a prefeito pelo MDB, abriu mão de sua candidatura para apoiar Irisnete. Nilson Piem, vereador e representante do distrito de São Francisco, também aderiu á resistência, e será o candidato a vice-prefeito, e o grande líder político ipueirense, Israel Siqueira de Abreu, colocou-se à disposição para o “combate” em nome do povo de Ipueiras.

 

 

O professor Revson Tolentino de Oliveira, presidente municipal do PSDB, tratou de se alinhar com o sentimento geral, e articulou uma prévia interna que escolheu o nome do vereador Nilson Piem para engrossar o movimento e ser o vice-prefeito de Irisnete, e de conseguir a participação do PSDB Mulher nacional, presidido pela prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro, que mandou Nélio Lopes para representa-la “em uma luta importante para os ideais de Ipueiras”.

 

EMOÇÃO

 

Formou-se, assim, um grupo político que, antes de tudo, pensa no bem da cidade que representa. A escolha de Irisnete como candidata à prefeita é o maior símbolo disso.

 

A convenção que homologou o seu nome, foi realizada em frente à Câmara Municipal de Ipueiras, que tem o nome de seu pai, saudoso ex-vereador André Pinto. Irisnete chegou carregando a bandeira de Ipueiras, junto com Israel Siqueira de Abreu e sua esposa, dona Eliete, sua filha, Lívia, que deu todo o apoio necessário e acionou seus familiares para participar da luta, acompanhada pelo seu candidato a vice-prefeito, Nilson Piem, numa cena que emocionou a todos, pois “seu Israel”, apesar de ser a maior liderança política da cidade, jamais havia comparecido a um palanque, preferindo, sempre, ficar nos bastidores.  Sua presença na convenção mostrou como a cidade está unida pela eleição de Irisnete.

 

Durante o evento, uma ex-professora de Irisnete, que foi sua mestra na escola que hoje, leva o nome da mãe da própria Irisnete, Firmina Pereira dos Santos Pinto, pediu para fazer uso da palavra e salientou que foi amiga da mãe e do pai da candidata e que o “histórico escolar, pessoal e profissional” da sua ex-aluna era “positivo e a enche de orgulho, por estar à frente de um movimento em favor de Ipueiras”, com sua candidatura à prefeita.

 

O ex-prefeito Hélio Carvalho (PSD) também fez questão de participar do evento, convocando o a população a “tomar as rédeas do processo sucessório e garantir que Ipueiras seja administrada por uma candidata nativa da cidade e que não vire objeto de conquista de oportunistas sem nenhuma identificação com Ipueiras”, se colocando, também, à disposição para “ajudar no que for preciso para manter Ipueiras para os Ipueirenses”.

 

O presidente da ACISA - Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropastoril – de Porto Nacional, Wilson Neves, também foi à Ipueiras prestigiar e levar seu apoio à Irisnete Pinto. Wilson tem um relacionamento de décadas com a família de Israel Siqueira e fez questão estar presente nesse momento de engajamento político.

 

NOS BRAÇOS DO POVO

 

Quando chegou o momento de Irisnete fazer seu discurso, por conta do clima de emoção e congraçamento, ela não teve dúvidas: usando a bandeira de Ipuieiras como capa, desceu do palanque e fez seu discurso no meio da multidão, agradecendo ao apoio de todos, citando, nominalmente, Nícolas Pedreira “por entender o momento político e abrir mão de sua candidatura por um bem maior”, a Nilson Piem, “por conscientizar e trazer consigo toda a população de São Francisco”, ao ex-prefeito Hélio Carvalho “pela mobilização e empenho na construção do grupo político”, a Israel Siqueira de Abreu “por lhe mostrar caminhos e dar a segurança necessária de que estava fazendo o melhor para Ipueiras”, ao público presente, que ela “saberia nomear um por um, pois todos a conhecem na cidade”, e aos candidatos a vereador que compõem sua chapa proporcional, por “encarar com ela uma batalha pelos ideais Ipueirenses”.

 

A convenção terminou com todos juntos, candidatos e população, em frente ao palanque, pés no chão, mobilizados e motivados a fazer multiplicar o engajamento popular nessa eleição, que se mostra a mais importante dos últimos tempos na cidade, mostrando que Ipueiras é assunto para ipueirenses.

 

A única pessoa que saiu “triste” do local foi um morador de Brejinho de Nazaré, que lamentou não ser morador de Ipueiras para “poder votar nessa mulher”.

 

O povo sabe o que quer...

 

Última modificação em Segunda, 05 Agosto 2024 09:19