Isenção do IR: Alcolumbre escolhe Renan Calheiros como relator de proposta no Senado

Posted On Quarta, 08 Outubro 2025 06:30
Avalie este item
(0 votos)

Senador é rival de Lira e relatou proposta alternativa ligada ao IR antes de aprovação na Câmara

 

 

Por Lis Cappi

 

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), decidiu nomear o senador Renan Calheiros (MDB-AL) como o relator da proposta que isenta do IR (Imposto de Renda) quem ganha até R$ 5.000.

 

“Eu decidi indicar o presidente Renan Calheiros como relator dessa matéria da renda”, afirmou Alcolumbre a jornalistas, nesta terça-feira (7).

O presidente do Senado também decidiu que o projeto passará por apenas uma comissão, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos). O cronograma de votação será definido por Renan Calheiros, que preside o colegiado.

A decisão oficializa o nome de um rival do deputado Arthur Lira (PP-AL), que foi o relator da proposta durante a votação na Câmara.

Após a indicação ao cargo, Calheiros afirmou que o Senado poderá fazer modificações ao texto que foi aprovado pela Câmara, mas que a intenção é fazer com que o texto não precise de uma nova análise entre deputados.

 

“O Senado fará a supressão que entender fazer”. O relator também prometeu que o Senado não vai demorar a votar a proposta. Além disso, Calheiros afirmou que a tramitação do texto entre deputados foi utilizada como “chantagem”.

“Na Câmara, ela [a proposta] serviu naturalmente como instrumento de chantagem e pressão contra o governo sobre a pauta do Poder Legislativo”, disse Calheiros.

 

Haddad aposta em aprovação do IR

Em entrevista exclusiva à RECORD, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou que o Senado deve manter a versão da Câmara ao projeto de isenção do IR.

“Não falei com Davi [Alcolumbre] sobre isso, mas vi grande simpatia dele pela medida. O Senado votou na Comissão de Assuntos Econômicos um projeto muito parecido. Diante do que os senadores manifestaram, tenho certeza de que o Senado vai fazer exatamente o que a Câmara fez”, disse o ministro.

 

Haddad declarou ainda que o presidente Lula sancionará a nova lei do IR neste mês. “Já disse e vou repetir que Lula sanciona a lei do IR no mês de outubro”, afirmou.

 

O texto aprovado na Câmara prevê que a ampliação da isenção entre em vigor em 2026. Para isso, a proposta precisa ser aprovada pelo Senado e enviada para sanção presidencial até o fim do ano.

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}