Janones imita Nikolas e grava vídeo culpando Bolsonaro por fraudes no INSS

Posted On Sexta, 25 Abril 2025 13:22
Avalie este item
(0 votos)
Deputado André Janones afirmou que denúncias de corrupção no INSS estão ligadas ao governo Bolsonaro Deputado André Janones afirmou que denúncias de corrupção no INSS estão ligadas ao governo Bolsonaro

Deputado André Janones tentou repetir estratégia de Nikolas Ferreira para isentar o governo Lula sobre as denúncias de fraudes no INSS

 

 

Por Marcelo da Fonseca

 

 

O deputado André Janones (Avante) publicou um vídeo em suas redes sociais isentando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e culpando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelas fraudes que vieram à tona nesta semana no Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).

 

Janones adota um estilo parecido com o do deputado Nikolas Ferreira (PL), em vídeo sobre a possível taxação do PIX. Com um cenário preto de fundo e frase curtas, o deputado afirma que Bolsonaro é o culpado pela fraude no INSS.

 

De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF), o esquema consistia em descontar de aposentados e pensionistas do INSS valores mensais, como se eles tivessem se tornado membros de associações de aposentados, quando, na verdade, não haviam autorizado qualquer tipo de desconto.

 

“Roubo no INSS. Quando o Bolsonaro virou presidente, uma quadrilha começou a roubar dinheiro dos aposentados. Lula, quando se candidatou, prometeu que, se eleito, ninguém tocaria no dinheiro dessas pessoas. Lula venceu, tomou posse, e já no primeiro dia de governo cumpriu sua promessa: mandou a PF investigar tudo”, afirma Janones.

 

“E aí, adivinha quem era o chefe do esquema? A quadrilha montada por Bolsonaro. Foi Bolsonaro quem desmontou o INSS, foi ele que impediu a realização de novos concursos. Foi ele que permitiu que a fila de aposentadorias chegasse a 2 milhões”, continua Janones.

 

O alcance do vídeo de Janones, no entanto, foi significativamente menor - com 250 mil visualizações e 10 mil curtidas, 18 horas após ser publicado. O vídeo de Nikola alcançou mais de 300 milhões de visualizações.

 

Ataques de adversários

Adversários de Janones usaram a publicação que trata da denúncia de fraude no INSS para criticar o deputado mineiro e acusá-lo de corrupção. Várias postagem usaram a inteligência artificial do Twitter para questionar a denúncia de ‘rachadinha’ contra Janones.

 

“André Janones foi investigado por suposto envolvimento em “rachadinhas”, prática ilegal em que políticos exigem parte dos salários de assessores. A Polícia Federal encontrou áudios de 2019 onde ele discute devolução de salários, além de indícios de enriquecimento incompatível. Em 2025, Janones fez acordo com a PGR, devolvendo R$131.500 para evitar processo, o que sugere alguma responsabilidade, embora não seja condenação. Ele nega as acusações, alegando que foi apenas uma sugestão não concretizada e que sofre perseguição política. Apesar da falta de condenação formal, evidências apontam para sua provável participação”, diz a inteligência artificial da plataforma.

 

Várias pessoas questionaram na postagem de Janones se a acusação do deputado era verdadeira e a plataforma informou que as falas do parlamentar “não têm apoio em fontes confiáveis”.

 

“A fraude no INSS é real, com R$ 6,3 bilhões desviados desde 2019, durante o governo Bolsonaro. Investigações confirmam o esquema, mas não há evidências diretas de que Bolsonaro o orquestrou, como alega Janones. A acusação é controversa e sem apoio de fontes confiáveis. O caso reflete falhas sistêmicas, com debates políticos sobre responsabilidade. As investigações continuam”, finaliza.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}