JARBAS VASCONCELOS; EXEMPLO DE HOMEM PÚBLICO E POLÍTICO DE RESPEITO

Posted On Segunda, 11 Setembro 2023 07:15
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

O senador licenciado Jarbas Vasconcelos (MDB) anunciou no Plenário do Senado que vai se aposentar da vida política. Por meio de comunicado enviado à imprensa, o político pernambucano disse que formalizou junto ao Senado a renúncia do cargo. Com isso, assume definitivamente Fernando Dueire (MDB), que já exerce o cargo desde dezembro de 2022.

 

Jarbas Vasconcelos é um dos últimos – e raros – políticos de uma linhagem que pode se vangloriar de ter passado incólume pelo mar de escândalos que inundou o Congresso Nacional nas últimas décadas.

 

Vário foram os escândalos que envolveram centenas de membros da Casa Alta, mas, em nenhum deles, o nome do senador pernambucano apareceu sequer entre os citados.

Com a despedida de Jarbas Vasconcelos da vida política, o Brasil perde mais um dos poucos exemplos de como conduzir uma carreira pública honrada, proba, ilibada e voltada para os interesses do povo, justamente no momento em que a nação está de sobreaviso com um governo que já se provou, em gestões anteriores, volúvel, para dizer o mínimo.

 

Vai-se mais uma grande liderança política genuína, em um momento de escassez de grandes líderes. Um Brasil que já teve Tancredo Neves, Ulysses Guimarães, Pedro Simon, Mauro Borges, Franco Montoro e tantos outros, e que agora desconhece, entre os políticos da ativa, nomes que possam, sequer, ser citados como certeza nas próximas eleições majoritárias.

 

HISTÓRIA

Durante seu discurso de despedida, Jarbas Vasconcelos não foi nada mais que honesto: "Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor", disse o senador.

 

Jarbas de Andrade Vasconcelos foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual entre 1971 e 1975. Depois, exerceu o cargo de deputado federal entre 1975 e 1979 e entre 1983 e 1985.

 

Nas primeiras eleições do país após a redemocratização do Brasil, foi eleito prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos: entre 1986 e 1988 e 1993 e 1996. Também foi governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 1999 e 2006.

 

Voltou ao Congresso Nacional como senador, entre 2007 e 2015. Na sequência, foi eleito deputado federal, entre 2015 e 2018. Em 2019, iniciou o atual mandato como senador.

 

Com certeza deixará muito exemplos e ensinamentos!