JOAQUIM DE TAIPAS: BAIXA NO PSD

Posted On Terça, 06 Junho 2023 06:25
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

Uma das vozes mais importantes da Região Sudeste do Tocantins, Joaquim de Taipas, ex-prefeito do município que lhe empresta o nome, protocolou sua saída do PSD, do senador Irajá Abreu, presidente estadual da legenda.

 

Joaquim de Taipas é um político da velha guarda, fiel e companheiro, e por muitos anos esteve ao lado da ex-senadora Kátia Abreu, desde quando ela foi candidata a deputada federal, e do senador Irajá Abreu, desde o início da sua caminhada política. Por isso, sua saída do PSD é entendida como uma baixa, tanto no partido, por perder um quadro tão influente e importante no cenário estadual.

 

Defensor do desenvolvimento político da sua Região, Joaquim de Taipas tomou a sua decisão da forma mais abrangente, segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13. A decisão foi de se afastar de vez, politicamente, do clã dos Abreu, com a desfiliação automática do PSD.

 

Os motivos, ainda segundo nossa apuração, é o apoio de Joaquim de Taipas ao grupo palaciano, decisão tomada em 2022, quando ele apoiou a candidatura à reeleição de Wanderlei Barbosa, por conta da sua ligação política com o, então, candidato a vice-governador, Laurez Moreira, ex-prefeito de Gurupi, com quem nutre amizade pessoal há anos.

 

Essa amizade pesou para que Joaquim de Taipas decidisse por apoiar Laurez em 2026, quando deve ser candidato natural ao governo do Estado, e receber do amigo, apoio para os seus candidatos a prefeito e vereador em toda a Região Sudeste já nas eleições de 2024.

 

SERIEDADE E BOA CONDUTA

 

Joaquim de Taipas sempre foi reconhecido no meio político por ser uma pessoa de palavra, ética e correta em suas ações. Por isso, sua saída do PSD está acontecendo sem alarde e sem revanchismo político, como ele sempre atuou na sua carreira, sem acusações, falácias ou baixarias dirigidas aos seus ex-companheiros políticos.

 

Os próximos passos de Joaquim de Taipas serão aguardar as orientações do seu amigo, Laurez Moreira, sobre em qual partido deve se filiar para que possa receber apoio total e irrestrito no decorrer de sua carreira política, da pessoa que pode vir a ser governador do Tocantins em um futuro próximo.

 

Perde o PSD, ganha o grupo palaciano...