O departamento jurídico do PL, partido presidido pelo senador Eduardo Gomes, que tem como candidata à prefeita de Palmas a deputada estadual Janad Valcari, conseguiu liminar, proferida pelo juiz eleitoral Gil de Araújo Corrêa, para que uma pesquisa publicada nas redes sociais do ex-deputado e também pré-candidato a prefeito, Eduardo Siqueira Campos
Por Edson Rodrigues
A ação do PL não contestou, em momento algum, o resultado da pesquisa, que apontava Eduardo e Janad praticamente empatados na liderança, mas a forma da publicação que fere as regras eleitorais vigentes. A postagem da pesquisa não trazia dados obrigatórios, como informações relativas ao número de entrevistados, data e margem de erro.
Com uma campanha “Big Brother”, com câmeras espalhadas por todos os cantos da cidade – inclusive os mais íntimos – qualquer erro, qualquer deslize, logo vira “manchete” ou, como no caso, denúncia à Justiça Eleitoral.
Deputada estadual Janad Valcari, e o também pré-candidato a prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos
A pesquisa em questão foi realizada pela empresa Promotion – Editora, Portal de Noticias e Pesquisas Ltda., e divulgada como “card” nas redes sociais no dia 16. Imediatamente após a sua publicação, o PL entrou com o pedido de liminar na Justiça Eleitoral e, no dia seguinte, a liminar foi concedida.
A equipe de pré-campanha de Eduardo Siqueira Campos foi obrigada a retirar a postagem do ar, sob pena de multa diária de cinco mil reais e, também imediatamente, republicou o card com todos os dados exigidos por lei.
ALERTA GERAL
Esse primeiro fato que chegou à Justiça Eleitoral de Palmas serve de alerta a todas as demais candidaturas de todos os 139 municípios tocantinenses, para que não ajam de forma amadora ou descuidada.
Apesar de a sanção imposta ao Podemos ter sido a mera retirada da postagem, e a liminar do PL soar como “vitória de Pirro”, as pesquisas estão sendo muito bem fiscalizadas e monitoradas por todos, de cabos eleitorais à própria Justiça Eleitoral.
A ação imediata do PL é um recado de que todos os partidos estão de olho em seus adversários e não deixarão passar nenhum deslize, assim como o Observatório Político de O Paralelo 13 vinha afirmando em seus editoriais, panoramas políticos e outros artigos.
As batalhas jurídicas serão parte significativa desta eleição, principalmente em Palmas, onde nada está definido e os pré-candidatos, todos, são pesos-pesados.
Até as convenções e as homologações das candidaturas, cada movimento será um “flash”.
Já na campanha propriamente dita, cada movimento corresponderá vários flashes.
Todo cuidado, ainda é muito pouco...