Maguito Vilela, do MDB, é eleito prefeito de Goiânia

Posted On Segunda, 30 Novembro 2020 04:37
Avalie este item
(0 votos)

Ele teve 52,60% dos votos válidos e derrotou Vanderlan Cardoso, do PSD, que ficou em segundo lugar com 38,72%. Político está internado há mais de um mês em tratamento contra a Covid-19 e não sabe da vitória.

 

Por Vitor Santana, G1 GO

 

Maguito Vilela, do MDB, foi eleito neste domingo (29) prefeito de Goiânia para o mandato de 2021 a 2024. Internado em tratamento contra o coronavírus há mais de 1 mês, o candidato derrotou Vanderlan Cardoso, do PSD. Ao fim da apuração, ele teve 52,60% dos votos válidos. Foram 277.497 votos no total.

 

Veja a cobertura da votação e apuração do 2º turno em Goiás

Confira o resultado da apuração em Goiânia

O político, de 71 anos, disputou o 2º turno e foi eleito sem saber dos resultados das urnas, pois está sedado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de São Paulo.

 

O resultado foi divulgado às 18h42 deste domingo (29). Vanderlan Cardoso teve 250.036 votos, o que totalizou 47,40% dos votos válidos. A eleição em Goiânia teve 36,75% de abstenção, 4,26% votos brancos e 9,86% votos nulos.

 

O vice-prefeito de Maguito é Rogério Oliveira da Cruz, do Republicanos, que é vereador em Goiânia e tem 54 anos. Após o resultado, a equipe de campanha se reuniu em um hotel da capital e fez uma oração pela recuperação do prefeito eleito.

"Agradecemos ao eleitor por depositar seu voto no Maguito Vilela. Ele se multiplicou em Goiânia, porque criamos uma força grande de aliados. Todo o plano de Maguito será executado nos próximos quatro anos, e ele estará ao nosso lado", disse o vice-prefeito eleito.

 

O filho de Maguito Vilela e presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, disse que foi uma campanha atípica.

 

“Não posso deixar de registrar um fato desta campanha desrespeitosa contra o nosso candidato, uma campanha vergonhosa, pessoas que demonstraram não ter o mínimo escrúpulo com a vida humana. Saíram por aí, nesta semana, com carros de som anunciando a morte do candidato adversário e disparo em massa no WhatsApp com mensagens de fake news relativas ao estado de saúde do candidato. Com certeza, isso teve influência e trouxe insegurança a muitas pessoas" disse.

 

Daniel Vilela disse ainda que espera um diálogo entre o poder municipal e o estadual. “Tentamos agenda com o governador Ronaldo Caiado desde antes da campanha e não conseguimos. Acredito que agora, depois das eleições, com certeza ele terá”, completou. Após a vitória, o governador publicou uma nota parabenizando Maguito pela vitória nas urnas.

 

Maguito e Rogério fazem parte da coligação Pra Goiânia Seguir em Frente, formada pelos partidos PMB/ PTC/ Patriota/ MDB/ Republicanos/ PC do B.

 

Apuração

Votos totais: 614.272

Votos válidos: 527.533

Brancos: 26.193

Nulos: 60.546

Abstenção: 356.949