Média das três pesquisas de intenção de voto com atuação nacional - Real Time Big Data, Instituto Gauss e Opção Pesquisas – publicadas entre quarta e sexta-feira mostra que o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (União Brasil), deve ser reeleito no domingo com mais de 65% dos votos válidos, enquanto o seu principal adversário, o deputado federal Toinho Andrade (Republicanos), não chegaria aos 30%
Por Edson Rodrigues
Conforme a média, Ronivon faria 67%, contra 28% de Toinho. Os 5% restantes ficaram com Nelcir Formhel (Novo) e Álvaro da A7 (PSB), com bastante vantagem para o empresário do ramo agropecuário.
Juntas, as três pesquisas entrevistaram 1,8 mil pessoas entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro, ou seja, muito próximo da eleição deste domingo, 6 de outubro. Óbvio que ainda faltam contabilizar os últimos dias de campanha, mas por mais esforço, e sucesso, que Toinho Andrade consiga fazer para diminuir a diferença, esse trabalho tende a ser insuficiente para colocá-lo na briga pelo comando do Paço Municipal.
Superando dificuldades
Até agora, o que se viu na campanha de Porto Nacional é o sucesso de uma gestão que superou dificuldades em muitas áreas, trouxe avanços significativos, em especial para a população da periferia, teve um prefeito bom de relacionamento com a população e com a classe política, o que lhe rendeu a captação de quase R$ 300 milhões para investimentos e custeio.
Além disso, após ajustes de rota, Ronivon fez adequações importantes na Saúde, trazendo Cristiane Nunes, e na Educação, com a professora Joana Neres. Alterou a gestão política e governança, somando José Antônio Macedo, melhorou a Controladoria com Pedro Biazotto, fortaleceu a Agricultura e Produção, com Arlindo Lopes, e, por fim, modificou a Comunicação acrescendo o jornalista Daniel Machado. Todos, assim como o secretário de Infraestrutura, Marcos Lemos e outros quadros, deram contribuições relevantes, colocando uma nova cara e ritmo de trabalho.
Campanha
Na campanha eleitoral, Ronivon também parecia estar muito mais armado e preparado - contando com o suporte da Public, a principal agência de publicidade e comunicação do Estado - sabendo divulgar seus feitos e reconhecendo, com a humildade que lhe é peculiar, problemas que ainda precisa resolver. Isso, como as pesquisas mostram, tem dado certo. No Jurídico, o prefeito também apostou na garantia, com o advogado eleitoral consagrado Solano Donato, além do imprescindível suporte local com Bárbara Pugas.
Agora, o Observatório Político acompanha se as pesquisas serão confirmadas ou se teremos uma enorme surpresa no domingo.
Confira o panorama das pesquisas
*OPÇÃO PESQUISAS -Votos válidos – estimulada
Ronivon Maciel (União Brasil) – 65,7%
Toinho Andrade (Republicanos) – 30,09%
Nelcir Formlhel – 3,5%
Álvaro da A7 – Não pontua
Número de registro: TO-01108/2024
Total de entrevistas: 500
Período: 28 a 30 de setembro
Margem de erro: 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%
*INSTITUTO GAUSS – estimulada votos válidos
Ronivon Maciel (União Brasil) - 68,3%
Toinho Andrade (Republicanos) - 23,7%
Nelcir Formhel (Novo) - 6,9%
Álvaro da A7 (PSB) - 1,1%
Número de Registro: TO-07168/2024
Quantidade de entrevistas: 500
Período das entrevistas: 30 de setembro a 1° de outubro
Margem de erro: 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Confiabilidade: 95%
PESQUISA REAL TIME BIG DATA -Estimulada
Ronivon Maciel (União Brasil) - 63% (68% válidos)
Toinho Andrade (Republicanos)- 27% (29% válidos)
Nelcir Formhel (Novo) - 3% (3% válidos)
Álvaro da A7 (PSB) - 0%
Número de registro: TO-04021/2024
Entrevistas: 800
Período: 30 de setembro a 1° de outubro
Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%