O dia dedicado aos dirigentes municipais de educação do Tocantins começou com um Seminário para debater educação infantil e terminou com uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Na pauta do último encontro, temas da agenda dos municípios como o transporte escolar, alfabetização e a municipalização dos anos inicias do ensino fundamental. Assim Como o Seminário da Undime sobre Educação Infantil em Palmas
Por Philipe Bastos
Ao todo, cerca de 80 dirigentes lotaram a sala de reuniões da Seduc para debater com a gestão estadual as demandas vindas dos municípios. Além da professora Wanessa Zavarese Sechim, gestora da Seduc, participaram da reunião técnicos da Pasta, representantes e o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Região Norte, Bartolomeu Moura Júnior, secretário de Educação de Palmeirópolis.
Durante o encontro, os dirigentes apontaram as demandas dos municípios com questões envolvendo o transporte escolar, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a municipalização dos anos iniciais do ensino fundamental e as parcerias com o Instituto Ayrton Senna (IAS).
Na ocasião, a professora Wanessa Sechim destacou a importância da união de esforços entre o Estado e os municípios em prol da qualidade da educação pública tocantinense. “A única certeza que nós temos é que nós precisamos andar juntos, pois juntos nós conseguimos, com mais força e rapidez, superar nossos desafios. O que nos interessa é o aluno sendo atendido com qualidade. Esse é o nosso compromisso”, completou.
Professora Wanessa Sechim participando de Seminário da Undime sobre Educação Infantil em Palmas
Do encontro com os representantes da educação nos municípios, ficou a proposta da criação de dois Grupos de Trabalho para discutir e elaborar propostas sobre os principais temas em debate levantados pelos dirigentes. Um desses grupos irá trabalhar questões referentes ao transporte escolar e o outro à municipalização. “Esses Grupos de Trabalho visam subsidiar a Secretaria na elaboração e na tomada de decisão na construção e melhoria das políticas públicas”, explicou a secretária.
Para o presidente da regional Norte da Undime, o espaço possibilitado pela gestão estadual da educação é muito importante para a solução dos problemas enfrentados nos municípios. Bartolomeu Moura Júnior reforçou a necessidade de um canal aberto ao diálogo entre as frentes. “Achei bastante positiva essa fala da professora Wanessa sobre a criação dos Grupos de Trabalho e, principalmente, sobre o fortalecimento do regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Como ela disse, o aluno não tem rede de ensino; ele é um aluno tocantinense”, salientou.
Presente nas discussões, a dirigente educacional do município de Wanderlância, Francinete Ribeiro Ferreira, destacou a iniciativa da abertura do diálogo direto promovido pela Seduc. “Gostaria de destacar que a secretária tem dado essa abertura para o diálogo. Isso é louvável para enfrentarmos essa crise e é o que estamos fazendo aqui”, ponderou.
Seminário da Undime sobre Educação Infantil em Palmas
Por Josélia de Lima
A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou da solenidade de abertura do IV Seminário de Educação Infantil, realizado no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), em Palmas. O seminário é uma realização da União dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime) e tem o objetivo de discutir as políticas públicas destinadas à educação infantil.
O seminário será realizado nos dias 29 e 30 de agosto e conta com a participação de cerca de 300 pessoas, representantes das secretarias municipais de educação dos 139 municípios do Tocantins. Neste ano, o seminário traz o tema “Educação infantil: um aprendizado para a vida inteira”. No primeiro dia, acontece um ciclo de palestras com temas que vão desde a atuação do professor à Base Nacional Comum Curricular. Na quarta-feira, 30, serão realizadas oficinas sobre a prática do ensino na sala de aula, na Faculdade Católica, das 8 às 12h.
Nesta terça-feira, às 18h, a secretária Wanessa Sechim reunirá com os secretários municipais de educação. Ela ouvirá as demandas dos municípios e juntos irão discutir o termo de cooperação entre Estado e Municípios.
Todos por uma educação melhor
Na ocasião, a professora Wanessa Sechim ressaltou a importância de as instituições atuarem juntas para que a educação de qualidade alcance todos os alunos tocantinenses. “É fundamental que todos compreendam a importância da primeira etapa da educação básica para a formação do aluno”, frisou a secretária. Wanessa Sechim falou do resultado que a ação Seduc Descentralizada vem trazendo para a educação. “Quando levamos nossa equipe gestora para uma diretoria regional de educação ouvimos diretores, coordenadores, professores e alunos e também procuramos ouvir os prefeitos e dirigentes municipais da região com a finalidade de conhecer a realidade de cada cidade e traçar formas de trabalharmos juntos”, falou.
Wanessa Sechim frisou aos dirigentes municipais de educação que, apesar dos desafios financeiros presentes em todos os setores, que cada secretário de educação defina suas prioridades conforme o tempo político e o tempo pedagógico e dê atenção especial à aprendizagem dos alunos, ao avanço na qualidade da educação.
A secretária lembrou os seis municípios - Aliança do Tocantins, Pugmil, Colinas do Tocantins, Wanderlândia, Aguiarnópolis e Barrolândia, que foram contemplados com ações do Programa Estrada do Conhecimento. “Nesses municípios foi possível fazer um diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem e com esses dados foi possível planejar uma formação de professores que atendesse as suas necessidades para melhorar a prática pedagógica. E agora estamos elaborando o Plano de Desenvolvimento da Educação Infantil desses seis municípios. Nosso objetivo é disponibilizar posteriormente para a Undime, para juntos estruturarmos um plano de desenvolvimento para a educação infantil do Estado do Tocantins, visando manter um padrão de qualidade na educação”, frisou.
Na educação, a parceira entre Estado e municípios acontece, principalmente, com assuntos relacionados ao transporte escolar, merenda escolar, formação de professores, monitoramento dos planos de educação e realização de diagnósticos educacionais.
O presidente da Undime, o secretário Bartolomeu Moura Júnior, de Palmeirópolis, também ressaltou o valor da educação infantil. “Muitas pessoas pensam que a educação infantil consiste em dar carinho e cuidar, mas a educação infantil é o primeiro contato do aluno com a escola e, isso, poderá representar o fracasso ou o sucesso do estudante, dependendo da acolhida nesse início de vida escolar”, comentou.
Apoio aos municípios
Na Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes existe a Gerência de Apoio aos Municípios (GAM), que atualmente tem suas ações coordenadas pela gerente Andréa Maria Silva Costa. “Essa articulação entre Estado e municípios auxilia no fortalecimento da qualidade da educação no Estado”, frisou.
Andréa explicou que a Gerência de Apoio aos Municípios trabalha muito ligada à Undime e que está de portas abertas para todos os secretários municipais de educação que necessitem de orientação e de articular parcerias com a Seduc.
Wanderlândia colhendo frutos
A secretária de Educação do município de Wanderlândia, Francinete Ribeiro Ferreira, comemorou os resultados educacionais alcançados. Ela contou que, nos três primeiros anos de gestão, investiu na formação de professores e na melhoria da estrutura das escolas. “Estamos em tempos de colheita, estamos percebendo uma evolução na vida dos alunos”, destacou.
Francinete também falou do resultado do Programa Estrada do Conhecimento (PEC), por meio do qual, foi realizado um diagnóstico sobre a educação no município, e realizada a formação de professores tendo como base as informações da realidade educacional.
Por meio do PEC, a Escola Estadual José Luiz Siqueira ganhou obras de reforma e ampliação, houve formação especial para o gestor da escola e para educadores municipais e estaduais.
“Essas ações do PEC trouxeram um novo impulso para os educadores do município, percebemos essa renovação e, com isso, o trabalho de ensino e aprendizagem está fluindo e com resultados”, frisou Francinete.
O PEC tem o objetivo de promover uma educação efetiva, de modo a viabilizar o acesso à qualidade de vida e à inclusão social a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social às margens da Rodovia BR-153.