Na Semana Nacional do Trânsito Secretaria da Saúde divulga dados do Estado

Posted On Quarta, 21 Setembro 2022 05:46
Avalie este item
(0 votos)
Alaídes Lopes está há 43 dias em tratamento no HGP, após acidente de trânsito Alaídes Lopes está há 43 dias em tratamento no HGP, após acidente de trânsito Foto: Luciana Barros

Araguaína é o município com maior número de notificações, tendo registrado mais de 16 mil notificações de 2017 a 2021

 

Por Dayana Nascimento

 

Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito 2022 iniciou no dia 18 e vai até o dia 25 de setembro. O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deste ano é “JUNTOS SALVAMOS VIDAS” e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do país.

 

Segundo dados da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), em 202º, no Tocantins foram registrados 457 óbitos por acidente de trânsito, sendo registrados 3.984 notificações de violência de acidentes de trânsito.

 

Ainda segundo os dados levantados pela GPSANT, a região Médio Norte Araguaia vem se destacando em todos os anos com o aumento das notificações, com destaque para o município de Araguaína com 16.052 notificações de 2017 a 2021.

 

Outro dado importante levantado é a faixa etária com maior predominância de acidentes de trânsito, destacando-se a faixa etária de 20 a 29 anos e tendo como principal tipo de vítima mais envolvida nos óbitos por acidente de trânsito os motociclistas.

 

A paciente, Alaídes Lopes, vitima de um acidente de trânsito na capital em agosto, deixa como recado o cuidado no trânsito, “estou há 43 dias no Hospital Geral de Palmas para o tratamento do meu pé que teve uma fratura exposta, quando conduzia a minha moto de volta para a minha casa. Quero deixar um recado principalmente para os motociclistas que tenham mais cuidado e atenção no trânsito, pois é muito perigoso, apesar de está nessa situação ainda tive sorte porque muitos perdem a vida”, desabafou a paciente, acrescentando que “fiz cirurgia imediatamente que cheguei aqui, mas o tratamento exige mais tempo no hospital”.

 

“Acidente de trânsito é uma situação de saúde pública e para conseguirmos promover ações que efetivamente sejam eficazes na diminuição deste agravo precisamos do envolvimento de todos os órgãos envolvidos, desde a fiscalização até a assistência à população, por isso a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado junto à Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e municípios para que possamos diminuir o número de acidentes no estado, já que somos o segundo com maior número de acidentes no país”, destacou a Gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis, Simone Matias Gondim Silva.

 

Outros Dados

Segundo a Folha Informativa da Organização Pan-Americana de Saúde (2019), cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de acidentes no trânsito.

 

Dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo (OMS, 2022).