Naturatins marca presença em encontro nacional da RedeMAIS, em Brasília

Posted On Quinta, 15 Junho 2023 14:21
Avalie este item
(0 votos)
Encontro acontece no auditório do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília (DF) Encontro acontece no auditório do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, em Brasília (DF)

Fortalecendo a eficiência na gestão pública com uso de tecnologia e inovação” é o tema do evento, que reúne representantes de órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, especialistas pesquisadores, professores, gestores, especialistas, usuários de dados, serviços e tecnologias geoespaciais

 

Por Shirley Cruz

 

Com o tema “Fortalecendo a eficiência na gestão pública com uso de tecnologia e inovação”, representantes de órgãos federais, estaduais e municipais de meio ambiente, especialistas pesquisadores, professores, gestores, especialistas, usuários de dados, serviços e tecnologias geoespaciais participam do Encontro Anual de Usuários da RedeMAIS – Meio Ambiente Integrado e Seguro, em Brasília (DF).

 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está presente no evento, que começou na quarta-feira, 14, e continua nesta quinta-feira, 15, no auditório do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal. Na comitiva do Naturatins, estão os inspetores de Recursos Naturais Renato Pires da Silva e Dário Bezerra Sobrinho e o motorista Hely Noleto. “Para nós do Naturatins, o encontro é um momento de compartilhamento de experiências e de atualização de conteúdos, especialmente das novas tecnologias usadas a favor da eficiência na gestão pública de órgãos ambientais”, observou Pires.

 

A Rede do Programa Brasil MAIS (RedeMAIS) foi instituída como um vetor de desenvolvimento e realização do Programa Brasil MAIS e tem a finalidade de estruturar ambiente matricial de cooperação e de compartilhamento de tecnologias, metodologias, técnicas e dados atualizados.

 

O evento é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Este é o primeiro encontro anual, onde governos (nas esferas municipal, estadual e federal), especialistas e líderes setoriais apresentam o estado da arte no uso de ferramentas de gestão espacial e geoprocessamento para conservação e manutenção dos recursos naturais e combate a delitos de diversas naturezas.

 

Durante o encontro, estão acontecendo sessões técnicas e minicursos para promover treinamentos e trocas de experiências entre servidores e gestores públicos com temas diversos, como Segurança Pública, Meio Ambiente, Fiscalização e Controle; Extração Mineral e Garimpo.