A secretária Municipal de Educação de Nova Venécia e a professora alfabetizadora da rede estiveram no Rio de Janeiro no útlimo dia 15 de julho, como palestrantes do seminário “Redes que alfabetizam: lições do Brasil e da Colômbia”, do Instituto João e Maria Backheuser, com apoio do Parceiros da Educação Rio e do Instituto Ayrton Senna
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O convite aconteceu para que o município compartilhasse exemplos práticos que o levaram a alcançar excelência na alfabetização com uma política educacional bem estruturada e amparada pela ciência da leitura.
Segundo os dados das avaliações de 2023, Nova Venécia se destaca neste panorama nacional por ter um indicador de 83,5 % de crianças alfabetizadas na idade certa, a média mais próxima do primeiro lugar do país, o estado do Ceará com 85%, ficou acima da média estadual, já que o Espírito Santo é o terceiro, com 68%, além de ter ficado em primeiro lugar no estado, se comparado aos indicadores dos municípios mais populosos, e ter alcançado a meta nacional de alfabetização esperada somente para 2030, já em 2023, que é de 80% de crianças alfabetizadas na idade certa.
A secretária Municipal de Educação de Nova Venécia, professora Wanessa Zavarese Sechim, apresentou a proposta pedagógica do município elaborada para superar os desafios já existentes e os que foram potencializados pela pandemia. Ela falou sobre a parceria com o programa Educar pra Valer (EpV), da Associação Bem Comum, e como ocorreu a implementação do programa municipal: Alfabetização Aqui é pra Valer.
A gestora municipal descreveu o contexto histórico, no qual a proposta foi inserida a partir de 2021, quando assumiu a pasta, e, com sua equipe, implementou mudanças significativas como a readequação da organização Curricular com mais aulas de língua portuguesa e matemática, para recomposição da aprendizagem, o Assessoramento in loco, o programa de formação continuada em serviço, avaliações diagnósticas sistemáticas, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e reestruturação do Currículo de Nova Venécia alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em 2022, a adesão ao EpV, de Sobral-CE, a parceria com a qual deu início às ações de Fortalecimento da Aprendizagem, por meio do programa próprio, o Alfabetização Aqui é pra Valer, além de ter feito a aquisição de material complementar de apoio de 1º ao 9º ano, em 2022 e 2023.
Ela afirmou ainda que o comprometimento e desempenho dos professores foram essenciais para a elevação dos indicadores. “A grande mudança no cenário de alfabetização em que o município se encontra hoje se deu graças àqueles que colocam em prática todo o planejamento, equipes das escolas e equipe Seme, e ressaltar que, sem o apoio que o prefeito dá incondicionalmente à educação, também não estaríamos nessa condição de excelência”, afirmou a gestora.
Já a professora Rosely Zimmer, que em 2023 atuou na turma do 2º ano da EMEF Dr. Renato Araújo Maia, apresentou como as formações recebidas por meio do programa parceiro são colocadas em prática em sala de aula, através de quatro passos: o primeiro, a rotina de sala de aula; o segundo, o planejamento diário; terceiro, a acolhida, conversa e desafio, ler é legal, a vivência, o AB Conhecer (material estruturado), as atividades dos alunos; e quarto passo: os pontos de atenção, em que se avaliam os avanços, as necessidades de cada aluno e se já é possível avançar.
Segundo o Instituto João e Maria, idealizador do evento, o seminário tem como objetivo fazer com que os participantes conheçam o sucesso dessas cidades e como é possível aplicar esses conhecimentos em outras regiões. “As cidades de Manizales, na Colômbia, e Nova Venécia, no Espírito Santo, são exemplos de excelência na alfabetização graças a políticas educacionais inovadoras e baseadas na Ciência da Leitura”, cita a página do Instituto em suas redes sociais.
Durante o evento, Gisele Alves, do Instituto Ayrton Senna realizou a palestra sobre Ciência da Leitura; Santiago Isaza Arango, da Fundação Luker, compartilhou a Experiência de Manizales, Colômbia; Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação foi a convidada para o debate mediado por Teca Pontual, do Instituto João e Maria Backheuser, para o qual os internautas podiam enviar dúvidas e apontamentos.