O “Grilo” Marcelo Thomaz é tomado de surpresa em uma reunião que o colocou como candidato a prefeito dos empresários de Porto
Por Edson Rodrigues
O quadro sucessório portuense ganhou, neste fim de semana, um elemento que pode ser o ingrediente que faltava para apimentar ainda mais a disputa pelo Executivo Municipal.
Segundo uma fonte interna, durante reunião informal em uma propriedade rural da cidade, um grupo de empresários, comerciantes e líderes de diversas categorias resolveram tomar a iniciativa de convidar um jovem talento do meio político da cidade e convidá-lo a ser candidato à prefeitura de Porto Nacional, como representante do grupo.
O nome desse tempero é Marcelo Thomaz, o “Grilo”, neto, filho, sobrinho e primo de políticos que muito contribuíram para a política da cidade, com uma vasta folha de serviços prestados não só à Porto Nacional quanto ao Tocantins, com deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores,médicos, advogados, líderes classistas.
A família Aires Thomaz tem raízes políticas profundas no Tocantins, principalmente em Porto Nacional e regiões circunvizinhas, que geraram, pelo conhecimento adquirido, vários assentos em secretarias de estados em um passado recente.
MARCELO THOMAZ
Marcelo Thomaz é uma pessoa bastante popular, agradável, bom comunicador que, com seu jeito simples de ser, conquistou a sociedade portuense de forma coletiva. Sua prestatividade somada à sua humildade e ao seu jeito acolhedor, conquistaram a todos os que o conhecem e o transformaram em uma das pessoas mais populares da cidade.
Suas características intelectuais que o levaram à formação em Direito e à conquista, por concurso público de um cargo na defensoria pública, depois transformado, em eleição interna , em Defensor Público Geral do Tocantins. Abdicou do direito da reeleição por acreditar que a alternância de ideiais é salutar para qualquer gestão. Mas não se furtou de imprimir sua marca enquanto ocupou o cargo, promovendo concurso público para a defensoria, inclusive para cargos de auxiliares e técnicos e abriu várias unidades da defensoria pública espalhadas pelo Estado. Terminou a construção da sede definitiva d adefensoria Pública Geral do Estado.
Por gostar de política e reunir conhecimentos profundos do meio, Marcelo Thomaz acredita muito no futuro de Porto Nacional e do Tocantins.
Após as colocações dos organizadores do evento, Marcelo se disse pego de surpresa pelo convite, agradeceu muito, mas afirmou que para que sua candidatura aconteça, terá como prioridade a formação de uma força política-partidária e classista que esteja comprometida com o desenvolvimento da cidade e da região, sem demagogia nem interesses escusos.
Uma das suas primeiras colocações foi a de que, se vier candidato, não quer ser rotulado como situação ou oposição. Quer ser o candidato da família portuense, defendendo os valores que fizeram da cidade o berço de grandes políticos e nomes proeminentes na cultura estadual e nacional.
Seu programa de governo seria um seminário permanente, em que os interesses da sociedade sejam permanentemente levantados e colocados em pauta para que as soluções também sejam fruto de debates, tendo sempre como prioridade a continuidade do processo de industrialização da cidade, com a formação e aproveitamento de mão de obra local e as áreas básicas da Saúde, Educação e Segurança Pública, assim como a Assistência Social, área em que sua família tem tradição, desde a administração de seu pai, Euvaldo Thomaz de Souza, que teve em sua esposa, a então primeira-dama Vanda Thomaz de Souza, uma verdadeira entusiasta, com a criação do CSU, eu abrigava mais de 300 crianças de toda a região com atividades em tempo integral, incluindo as três refeições diárias, que suscita, ainda hoje, muita saudade entre as famílias mais carentes da cidade.
Depois de todas as considerações de todas as partes envolvidas, dos que pretendem que Marcelo Thomaz seja candidato e do próprio Marcelo, as atenções foram voltadas para a definição do partido pelo qual o “Grilo” sairia candidato.
Essa foi a única informação que nossa fonte não conseguiu apurar, mas ela nos garantiu que a idéia plantada durante o evento tem grandes chances de prosperar e que o embrião já nasceu saudável e cheio de força.
Quem viver verá!