O Carnaval de Rua de Porto Nacional é histórico e nasceu da insatisfação de parcela significativa da sociedade local que não tinha acesso ao mítico salão do Light Club, o único da cidade, que organizou grandes carnavais entre as décadas de 1960 e 1980
Da Redação
Na primeira metade de 1980, dois blocos de carnaval, formados por estudantes portuenses que moravam em Goiânia (Pinta Preta), e Brasília (Sangue da Cidade), passaram a movimentar as ruas de Porto Nacional com foliões de todas as idades.
Hoje, com o mesmo entusiasmo daquele rico passado, quem comanda a folia nas ruas históricas dessa centenária cidade é o "Bloco da Tenda", que nos últimos quatro carnavais tem mostrado força e organização.
Fundado nas biqueiras do Bar Central pelos inquietos jovens Mano Oliveira, Eduardo Figueiredo, e pelo experimentado José Maria, trio que tem proporcionado muita alegria aos foliões da parte mais histórica de Porto Nacional, investiram ideias e muito trabalho no :Reinado de Momo" deste ano, momento em que a municipalidade está reconhecendo a força dessa iniciativa popular.
Segundo Mano Oliveira, um dos fundadores do "Bloco da Tenda", a intenção é fazer com que, a cada ano, a animação cresça em todos os sentidos. "E acreditamos muito nisso, pois com união e vontade, vamos fazer do futuro a nossa alegria. Com amigos como Zé Maria, um dos idealizadores desse projeto e sua esposa Pedrocina, estamos preparados para muitos carnavais", projetou ele.