Outubro Rosa: Seduc incentiva servidoras a cuidarem da saúde

Posted On Quinta, 09 Outubro 2014 14:12
Avalie este item
(0 votos)

A partir desta quinta-feira, 9, até o próximo dia 31, as servidoras públicas da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) poderão se ausentar das atividades de trabalho sem qualquer prejuízo, por um dia, para se dedicarem à realização de exames de prevenção ao câncer de mama. A medida é realizada em apoio ao Outubro Rosa, movimento internacional de luta contra o câncer de mama, e faz parte de uma campanha educativa elaborada pela Secretaria a fim de sensibilizar quanto a importância do autoexame e da mamografia para prevenção à doença. O lançamento da campanha foi realizado na manhã desta quinta-feira, 9, na sede da Seduc, em Palmas e contou com a participação da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, servidores da Secretaria e da empresária de Palmas Filomena Aires, que falou sobre a sua história de luta e combate ao câncer de mama. “Enfrentei a doença com coragem e cabeça erguida, primeiro pensei na saúde, fiz a retirada da mama, cuidei para que o tratamento fosse realizado com sucesso, somente depois de um ano, pensei na estética e fiz a reconstituição da mama. A partir daí, tiro tudo o que atrapalha a minha felicidade e alerto a todas as mulheres a se prevenirem”, disse Filomena, que teve câncer de mama há 14 anos.
 
Idealizadora da campanha educativa para a Seduc, Adriana Aguiar disse que o objetivo é incentivar os servidores a cuidarem de sua saúde. “Pela correria do dia a dia as pessoas não têm o hábito de se cuidar e de observar a própria saúde como se deve. Por isso, considerando os índices da doença em todo o País e aproveitando o Outubro Rosa, decidimos lançar esta ação com foco na saúde”, disse. Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) por meio de dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, a estimativa para o Tocantins em 2014 é de 180 novos casos de câncer de mama. Símbolo de apoio ao Outubro Rosa, o laço rosa foi entregue aos servidores que também receberam material informativo sobre o câncer de mama e a cronograma de atendimento das Carretas da Mulher em municípios do Tocantins.  
Incentivo à prevenção As servidoras públicas da Seduc poderão se ausentar do trabalho por um dia neste mês de outubro para exames de prevenção ao câncer de mama, foco da campanha Outubro Rosa, e também câncer de colo de útero. “Optamos em estender a campanha para os exames de colo de útero devido as Carretas da Mulher, que estão percorrendo o nosso Estado levando os exames de forma totalmente gratuita por meio de um trabalho muito importante que é executado pelo governo do Estado por meio da Sesau”, explicou Adriana Aguiar. A servidora da Seduc que optar em fazer os exames durante este mês deve informar ao seu superior hierárquico, com pelo menos um dia de antecedência, que irá se ausentar. Posteriormente, deve apresentar comprovação médica que atesta que o exame de mamografia ou de colo de útero foi realizado na referida data.  
Apoio à campanha Os servidores da Pasta aderiram à campanha e reforçaram a necessidade de se cuidar. “É muito importante essa campanha de prevenção, principalmente, para os colegas incentivarem uns aos outros sobre a importância de irem ao médico. É imprescindível a multiplicação da ideia”, disse Elaine Alves da Silva. A diretora de Projetos Especiais da Seduc, Tereza Luíza Dias Wanderley Nunes, que acompanha uma irmã em tratamento de câncer na laringe, também ressaltou a importância da prevenção. “Essa campanha é importante porque as pessoas pensam que isso nunca acontecerá com sua família, é preciso sempre realizar os exames de prevenção e cuidar melhor da saúde. E quando o resultado for positivo é preciso que amigos e familiares dêem todo o apoio a essas pessoas”.
 
Apoiando a campanha, os homens fizeram questão de participar. “É importante essa campanha que a Seduc está promovendo, mobilizando os servidores para a prevenção. É uma luz que a Secretaria está proporcionando a cada um”, disse o servidor Roberto Lima, que trabalha no setor administrativo da pasta.  
Câncer de mama A doença é apontada como a mais comum entre as mulheres. Muitos casos podem ser tratados com sucesso desde que sejam diagnosticados no período inicial. Por este motivo as medidas de prevenção, como o autoexame e a mamografia, são importantes. “A mobilização que estamos fazendo na Seduc é nova, mas esperamos que tenha sucesso e venha a somar com outras ações que visam a saúde do trabalhador”, frisou a secretária. De acordo com dados da Sesau, atualmente existem 406 pacientes com câncer de mama em tratamento ou em acompanhamento do serviço de oncologia do Hospital Geral de Palmas (HGP). Destas, 64 iniciaram o tratamento este ano. (Com informações de Josélia de Lima / Ascom Seduc)  Foto: Lucas Nascimento