Palmas amplia acesso ao pré-natal com oferta de ultrassonografia na unidade da Arso 23

Posted On Terça, 28 Abril 2026 13:39
Avalie este item
(0 votos)

Exames para gestantes de baixo risco passam a ser realizados diretamente na Atenção Primária, fortalecendo o cuidado e garantindo mais agilidade

 

 

Por Gabriela Letrari

 

 

Gestantes de baixo risco agora realizam ultrassom de maneira mais ágil em Palmas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), iniciou a oferta de ultrassonografia obstétrica na Atenção Primária. Os exames estão sendo realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) Isabel Auler, localizada na Arso 23 (207 Sul), a fim de fortalecer o pré-natal e garantir mais acesso, agilidade e qualidade no acompanhamento das grávidas.

 

A iniciativa busca assegurar que as gestantes realizem, no mínimo, os três exames de ultrassom recomendados pelo Ministério da Saúde, um em cada trimestre da gestação, dentro do tempo oportuno. A diretora de Atenção Primária, Luma Garcia, explica que os exames de obstetrícia estavam sendo feitos pela média complexidade que encontrava-se com alta demanda.

 

“A descentralização do serviço para gravidez de risco habitual para a Atenção Primária torna-se uma estratégia essencial no acompanhamento das gestantes.” Na unidade Isabel Auler, o atendimento será exclusivo para ultrassonografias obstétricas de pré-natal, com oferta inicial de 12 vagas por dia, de segunda a sexta-feira, no período das 7 às 13 horas. “A expectativa é que, futuramente, a gente consiga expandir o número de atendimentos de maneira gradual”, reforça a diretora.

 

Para a médica Ana Karyna Félix, pós-graduada em ultrassonografia obstétrica, fazer o exame no momento certo é fundamental para observar o desenvolvimento do feto, garantir segurança e bem-estar para a mãe e para o bebê. “É pelo ultrassom que a gente consegue detectar malformações de forma precoce, avaliar placenta e líquido amniótico, além de conseguir ver, na maioria dos casos, o sexo da criança.”

 

Foi o caso da mamãe Ana Clara Braga, de 23 anos. Ela que já tem um casal de filhos, agora está na terceira gestação e foi uma das grávidas a realizar o ultrassom na unidade de saúde. “Mesmo não sendo a primeira gestação, a gente fica muito nervosa. Estou muito feliz em saber que o bebê está bem, saudável e descobri agora que vou ter outro rapaz.”

 

Regulação

 

Os exames de ultrassom continuarão sendo inseridos no Sistema de Regulação pela equipe das USFs, a diferença é que as gestantes de risco habitual farão o exame na USF Isabel Auler para dar agilidade neste processo. Já as mulheres com gravidez de alto risco farão ultrassons no Centro de Atenção Especializada à Saúde Francisca Romana Chaves (Policlínica da Arno 31) e no Ambulatório Municipal de Atenção à Saúde (Amas) Dr. Eduardo Medrado.

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}