PALMAS E AS INSEGURANÇAS JURIDICAS, SEM ESQUECER A FORÇA E OS PADRINHOS DAS CANDIDATURAS

Posted On Quarta, 10 Abril 2024 05:54
Avalie este item
(1 Votar)

O OBSERVSTORIO POLITICO de O PARALELO 13 traz, através desta análise ainda superficial, a dança da valsa de elefantes em salão de cristais

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

As surpresas na política sucessória de Palmas até as convenções serão constantes. Lembrando que não existe ideologia neste jogo pelo poder na capital de todos os tocantinense. Partido político nesse contexto é apenas um artigo de quinta categoria, que se torna valioso apenas no registro de uma candidatura e no horário gratuito de rádio e televisão sem telespectadores. Pesa também o fundo eleitoral, caso haja força em Brasília para trazer um dinheiro barato (para os candidatos), arrecadado através dos impostos pagos com o suor dos contribuintes brasileiros e tocantinenses.

 

JÚNIOR GEO

Natural da Capital da Cultura tocantinense, Porto Nacional, filho de família tradicional na política do município, com pai, tio e primos políticos desde Goiás, Júnior Geo é um político sério, culto e ético na vida pública. Tem prestígio político em Palmas e está entre os quatro pré-candidatos mais bem avaliados. Sua filiação ao PSDB foi uma conquista importante para o partido capitaneado pelo casal prefeita Cínthia Ribeiro Mantoan, presidente estadual, e seu esposo, deputado estadual Eduardo Mantoan.

 

JÚNIOR GEO PODE SER O SANSÃO SEM CABELO E O LEÃO SEM DENTE

 

INSEGURANÇA JURIDICA: O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO 13 teve acesso, através de suas fontes em Brasília, sobre a filiação do deputado Júnior Geo ao PSDB. Essas fontes acreditam que Júnior Geo não perderá seu mandato pelo fato de ter saído do Podemos com aval da unanimidade dos membros do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/TO. Porém nossas fontes acreditam que essa decisão será anulada pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

 

As alegações do parlamentar de que teria sofrido perseguição política dentro do partido não têm sustentação, acreditam nossas fontes, porque houve um prazo de 30 dias, a partir da data em que seu partido (o PSC) foi incorporado pelo Podemos, para que ele mudasse de sigla. Nesse caso, existem três jurisprudências que garantem a anulação da filiação de Júnior Geo ao PSDB da família Mantoan.

 

MOVIMENTAÇÃO DE EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS

 

O OBSERVATÓRIO POLÍTICO de O PARALELO 13 acompanhou à distância a estadia do tesoureiro do Podemos em Palmas. No domingo passado ele participou de almoço beneficente, acompanhado do pré-candidato do partido na Capital, Eduardo Siqueira Campos. Também participou de várias reuniões reservadas de interesse da candidatura de Eduardo.CARLOS AMASTHAS PODE SER BENEFICIADO E SE TSE ANULAR FILIAÇÃO DE GEO NO PSDB

 

Esse fato poderá acontecer por causa do apoio que o ex-prefeito de Palmas tem da estrutura do PSB nacional, que o tem como uma das prioridades nas eleições municipais deste ano nas capitais. Esse imbróglio ainda vai causar muito disse-me-disse nesta campanha eleitoral

 

OUTRAS POSSIVEIS PRÉ-CANDIDATURAS NA CAPITAL ESTÃO CHEGANDO, SENDO ARTICULADAS E COMENTADAS

 

RAUL FILHO

 

Dentre elas temos Raul Filho ex-prefeito de Palmas por dois mandatos, que implantou a maior infraestrutura educacional de tempo integral na capital. Raul tem larga folha de serviços prestados à população palmense e tem patrimônio político de grande valor.O ex-prefeito se filiou em tempo hábil ao PDT do vice-governador Laurez Moreira.

 

ATHAIDES OLIVEIRA: UM EMPRESARIO BEM SUCEDIDO

 

Outro nome que surge no cenário como possível pré-candidato a prefeito de Palmas é o do ex-senador Ataides Oliveira. Com grande prestígio em Brasília, Ataídes tem ótimo serviço prestado aos 139 municípios tocantinenses, em especial a Palmas, e ao Estado do Tocantins. O ex-senador tem mais de R$ 2 bilhões em investimentos, por intermédio de suas empresas, nas áreas da construção civil, gerando centenas de empregos diretos e indiretos.

 

LUANA RIBEIRO

 

Surpresa das surpresas, a ex-deputada estadual Luana Ribeiro filiou-se em tempo hábil ao PSD do senador Irajá Abreu e pode ser mais uma pré-candidata a prefeita de Palmas. Logo após as eleições de 2022, quando não conseguiu se reeleger como deputada estadual, o nome de Luana Ribeiro apareceu forte como uma das possíveis pré-candidatas à Prefeitura de Palmas. Entrando na disputa pelo Paço Municipal, a ex-deputada pode retomar seu protagonismo na política Tocantinense.

 

JANAD VALCARI MUITO A COMEMORAR

 

Vice prefeito de Palmas André Gomes vereador Nego Deputada Janad e vereador Josmundo

 

A pré-candidata a prefeita de Palmas Janad Valcari, líder das pesquisas de intenção de votos, tem motivos de sobra para comemorar com o seu trabalho e as articulações de aliados em diversos partidos políticos durante a janela partidária. Várias lideranças de segmentos populares e da sociedade palmense fortaleceram seu time nesse período. A contribuição do vice-prefeito de Palmas, André Gomes, foi fundamental para que o PL e, consequentemente, Janad fechassem a janela partidária com a maior bancada na Câmara Municipal da Capital.

 

O que é motivo de alegria para a pré-candidata Janad Valcari é o fato de ter um número expressivo de pré-candidatos e pré-candidatas com grande densidade eleitoral em Palmas. Os analistas políticos acreditam que, de acordo com o andar da carruagem e a montagem das chapas para vereador e vereadora, existe a possibilidade de Janad vencer no primeiro turno, levando-se em consideração o número e a qualidade dos candidatos que a apoiam.

 

GOVERNADOR WADERLEY BARBOSA

Mais uma vez o OBSERVATÓRIO POLÍTICO de O PARALELO 13 reafirma que o governador Wanderley Barbosa é a mais forte liderança popular no estado com condições de transferência de votos em qualquer um dos 139 municípios tocantinenses, principalmente na Capital. Sua declaração de apoio, ou não, a uma candidatura em Palmas se dará no tempo certo e ao seu tempo.