Para finalizar, não podemos deixar de falar na candidatura de Paulo Sardinha Mourão, do PT, com apoio de Luiz Inácio Lula da Silva e um grande apelo popular. Mourão, por enquanto, é o único candidato 100% confirmado no pleito de outubro próximo.
Por Edson Rodrigues
Ex-prefeito de Porto Nacional, ex-deputado federal e ex-deputado estadual, Paulo Mourão é considerado um dos melhores gestores da história política portuense, na qual mostrou eficiência, entendimento das demandas populares e teve todas as suas contas aprovadas sem ressalvas pelos órgãos fiscalizadores.
Ex´-prefeito de Porto Nacional Paulo Mourão e o ex-presidente Lula
Seu maior obstáculo em relação à eleição de dois de outubro é seu partido, historicamente sem musculatura e representatividade política no Tocantins, o que não lhe proporciona uma estrutura capaz de fazer frente às outras duas candidaturas que se contrapõem à dele.
Outro fato interno do PT que acabou por ofuscar a candidatura de Paulo Mourão ao governo do Estado, foi a orientação do diretório nacional da legenda para que seja dado apoio á candidatura da Kátia Abreu à reeleição para o Senado. Kátia, hoje, está no grupo político do Palácio Araguaia.
Se a candidatura de Mourão ainda não decolou, pode ser que as convenções partidárias e até uma provável vinda de Lula ao Tocantins no início da campanha, dêem uma novo ânimo na militância petista e Paulo Mourão possa “fazer algum barulho” no pleito de outubro.
LAUREZ MOUREIRA
A candidatura do ex-prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, a se avaliar pelas “peripécias” do ex-deputado estadual e ex-deputado federal nos últimos tempos, tem cara, cor, jeito e estrutura de candidatura fake. Laurez já transitou em todos os grupos políticos possíveis e, hoje, está “nos braços” de Wanderlei Barbosa.
Mais “desconfiável”, ainda, que a candidatura de Laurez, é a de Siqueira Jr., filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos. Para se ter ideia, o pré-candidato foi anunciado em Goiânia, não teve sequer a coragem de fazê-lo no Tocantins, onde é encarada como uma piada de mau gosto. A postura inicial de Siqueira Jr. Era a de “lobo mal”. Hoje, já é de “chapeuzinho vermelho”.
Assim como a candidatura de Laurez, a postulação de Siqueira Jr. Dispensa comentários e não valem o tempo gasto para escrever um bom texto.
ELEIÇÃO PEBLISCITÁRIA?
Desta forma, caso a candidatura de Paulo Mourão, pelo PT, não decole e as intenções de voto a ele não chegarem aos 10 pontos percentuais nas pesquisas, as eleições para o governo do Tocantins podem se tornar eleições plebiscitárias, ou seja, será uma questão de dizer sim ou não à continuidade de Wanderlei Barbosa no comando do Palácio Araguaia.
Em uma eleição em que podemos ir, pela primeira vez, para um segundo turno, entre Wanderlei Barbosa e Ronaldo Dimas, ganhará quem errar menos durante a campanha.
Por enquanto, o que sabemos é isso!