PESQUISA FIETO APONTA FORTE TENDÊNCIA A SEGUNDO TURNO EM PALMAS

Posted On Terça, 20 Agosto 2024 06:32
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

Divulgada nessa segunda-feira, 19 de agosto, a tão aguardada pesquisa da Fieto, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins, uma das mais respeitadas – senão a mais – por conta da isenção e de não ter sido encomendada por nenhum partido, comprovou com dados sólidos o que o Observatório Político de O Paralelo 13 já vinha aventando sobre a sucessão municipal de Palmas, de que a realização inédita de um segundo turno é, praticamente, irreversível.

 

A pesquisa mostra que nos questionários estimulados, ou seja, naqueles em que pesquisador menciona o nome dos candidatos, Janad aparece com 43% das intenções de voto, contra 36% de Eduardo Siqueira Campos e 20% de Júnior Geo. Aplicando-se a margem de erro, já há empate técnico entre os dois primeiros colocado. No questionamento espontâneo, quando não é citado o nome dos candidatos, Janad fica com 29% ,contra 19% de Eduardo Siqueira Campos e 11% de Júnior Geo. Nas duas formas de amostragem , a candidata do PSOL, Lúcia Viana, não ultrapassa 1% das intenções de voto.

 

INDECISOS PODEM MUDAR CENÁRIO

 

 

Todos os analistas consultados pelo nosso Observatório Político foram unânimes em afirmar que Janad Valcari, que vinha liderando com folga todas as pesquisas anteriores, estagnou na casa dos 35% dos votos. Já Eduardo Siqueira Campos vem em um crescimento constante e sólido, chegando ao empate técnico apontado pelo levantamento da Fieto, o que, por si só, já cravaria a necessidade de realização de um segundo turno.

 

Outro ponto levantado pelos analistas é o forte crescimento do deputado estadual Júnior Geo, principalmente ao se levar em conta que sua candidatura foi a última a entrar no páreo.

 

Mas, a grande constatação da pesquisa foi o número de indecisos no levantamento espontâneo, que ficou em 38%, mais que o percentual de qualquer um dos candidatos. Isso significa que ainda há muita margem para que se trabalhem votos ainda não conquistados e que quem, souber sensibilizar essa parte do eleitorado pode surpreender no resultado final.

 

REJEIÇÃO

 

Outro destaque da pesquisa diz respeito à rejeição entre os candidatos. Muito usado de forma negativa na divulgação de pesquisas, a forma de questionamento sobre a rejeição aos candidatos traz outras formas de se analisar o resultado. As perguntas são: “em qual candidato você votaria com certeza” – 30% para Janad, 28% para Eduardo e 15% para Júnior Geo –, “em quem você poderia votar (índice que aponta eleitores que podem mudar seus votos) – 22% para Janad, 24% para Eduardo Siqueira Campos e, surpreendentes 27% para Júnior Geo. E, a principal pergunta desta parte da pesquisa: “em quem não votaria de jeito nenhum”, 34% para Janad, animadores 27% para Eduardo Siqueira Campos e 30% para Júnior Geo.

 

Resumindo, Janad Valcari aparece em primeiro lugar, tecnicamente empatada com Eduardo Siqueira Campos nas intenções de voto, mas lidera, isolada, o índice de rejeição, o que comprova, mais uma vez, sua estagnação e a probabilidade de crescimento dos seus adversários.

 

DESAFIO COMUM A TODOS

 

Lúcia Viana, Janad Valcari, Eduardo Siqueira Campos e Professor Júnior Geo

 

Segundo as análises dos dados apontados pela pesquisa FIETO, a eleição municipal de Palmas está, definitivamente, em aberto para os três primeiros colocados. O grande favoritismo que se desenhava para Janad Valcari, agora, se resume apenas ao primeiro turno. Para disputar o segundo turno com a deputada estadual, o grande favorito é Eduardo Siqueira Campos, mas ainda há muitos votos “sem dono”, que podem favorecer um crescimento ameaçador de Júnior Geo.

 

O grande desafio, comum aos três primeiro colocados será buscar os votos dos 38% de indecisos apontados pela metodologia espontânea, e que têm totais condições de mudar o destino da sucessão municipal de Palmas.

 

Agora é a hora dos marqueteiros redefinirem a rota de seus assessorados, levando em consideração que o fator econômico – recursos – não representará diferença, pois Janad, Eduardo e Geo terão todo o suporte de seus partidos, e que é hora de mostrar planos de governo e projetos, participar dos debates e colocar o bloco na rua, pois nada está decidido.

Ganha quem for mais profissional e errar menos.

 

Que comecem os jogos!!