PF investiga morte de mais 8 em conflitos na Terra Indígena Yanomami

Posted On Quarta, 03 Mai 2023 05:37
Avalie este item
(0 votos)

Região em que corpos de garimpeiros foram encontrados passou por perícia; são 13 vítimas, desde sábado, em Uxiu (RR)

Por: Ricardo Brandt

 

A Polícia Federal investiga as mortes de mais oito garimpeiros, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Os corpos foram localizados nesta 2ª feira (1.mai), em Uxiu (RR), mesma região em que um agente de saúde indígena foi morto e outros índios foram feridos, em um ataque a tiros, no sábado (29.mai).

 

Quatro outros garimpeiros também foram mortos na região, no domingo (30.abr), em conflito com as forças de segurança. Um deles, ligado ao crime organizado.

 

Equipe da PF foi até a região, depois do assassinato do agente de saúde indígena Ilson Xiriana no sábado. Segundo nota da polícia, "foram realizadas perícias e levantamentos no local onde os corpos foram encontrados".

 

"A Polícia Federal já articulou com as demais forças de Segurança Pública e Defesa envolvidas na Operação Libertação a retirada dos corpos do local e realização dos exames médico-legais para se descortinar as causas das mortes e coleta de outras informações que auxiliem na elucidação do ocorrido", informou a PF.

 

Os corpos localizados nesta 2ª estavam em uma cratera e foram avistados em um sobrevoo das forças de segurança. Além dos buracos de tiros nas vútimas, uma flecha teria sido apreendida no local.

 

Estão na região a PF, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Força Nacional de Segurança e agentes do Ibama.