PORTO NACIONAL, A CIDADE ÓRFÃ, COM FILHOS ILUSTRES

Posted On Sexta, 27 Janeiro 2023 04:31
Avalie este item
(0 votos)

Saudade e saudosismo. Embora sejam quase sinônimos, essas palavras têm uma função diferente na hora em que são usadas, dependendo do contexto.  Saudades temos daqueles que foram, na essência da palavra, nossos representantes junto aos parlamentos municipal, estadual e federal, como Baylon Pedreira, Dr. Condim, Dr. Merval Pimenta, Otoniel Andrade, José Pereira Macedo, do saudoso Dalton Furtado, dentre outros.  Saudosismo é o que sentimos sobre o tempo em que essas pessoas utilizavam seus mandatos para carrear recursos, de onde tivesse, federais e estaduais, para a nossa Porto Nacional poder suprir as suas demandas próprias e as da sua população.

 

Por Edson Rodrigues

 

Porto Nacional, nos últimos anos, esteve órfã de representantes sérios e interessados, com raríssimas exceções.

 

O Observatório Político de O Paralelo 13 já deu início, neste ano de 2023, aos debates sobre o futuro de Porto Nacional, com uma linha editorial voltada aos representantes de Porto Nacional nos parlamentos Estadual e federal, em número jamais visto na história política do município, e da necessidade de eles resgatarem a importância social, econômica e cultural da nossa cidade e do fraco desempenho, até agora, da maioria dos representantes da população portuense no Executivo e no Legislativo municipal, e nos parlamentos estadual e federal.

 

PROBLEMAS ENRAIZADOS

 

É certo que houve falta de atenção - e até de carinho – com Porto Nacional nos últimos anos.  Isso faz com que os problemas se enraizassem em nosso município, como o descaso com o Distrito Industrial de Porto Nacional e com o Distrito de Luzimangues, como um todo.

 

Os muitos buracos estão presentes também em outros pontos da cidade especialmente no Anel Viário deixa o trânsito lento e fila de veículos chega a se formar na entrada da cidade

 

O trevo de Porto Nacional, no setor Norte, saída para Palmas está, há muito, abandonado, e se tornou um atoleiro durante o dia e um atoleiro às escuras, durante a noite.  O trecho em frente à churrascaria é um cartão postal negativo para a imagem da cidade, e uma tradução, em imagem da atuação pífia de alguns parlamentares e da prefeitura municipal.

 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Porto Nacional, Wilson Neves, fez questão de acompanhar nosso Observatório Político em uma visita in loco (veja fotos) no referido trevo, em que os veículos que trafegam no sentido têm que fazer um desvio pelo estacionamento da churrascaria, cheio de poças de lamas e onde impera o mau cheiro, trazendo prejuízos não só para o estabelecimento comercial, como para os motoristas.

 

Wilson Neves , Presidente da Associação Comercial de Porto Nacional

 

Wilson Neves estará, já na próxima semana em Palmas, juntamente com a diretoria da Acisa, visitando os deputados estaduais que representam a cidade de Porto Nacional, assim como o secretário estadual da Indústria e Comércio, Carlos Humberto de Lima, para levar as demandas portuenses, principalmente acerca do asfaltamento do Parque Industrial de Porto Nacional e do Distrito de Luzimangues, eleitas como prioridade pelo setor comercial e industrial de Porto Nacional.

 

GOVERNO PRECISA SER MUNICIADO

 

Os deputados estaduais precisam municiar o governo do Estado quanto à tragédia em que se encontra a cidade de Porto Nacional, assim como os vereadores portuenses precisam tomar uma atitude junto ao prefeito Ronivon Maciel, para a solução desses problemas.

 

A cidade de Porto Nacional já tinha suas ruas, avenidas e estradas vicinais esburacadas há tempos, bem antes do início do período chuvoso.  Já houve manifestações do governo do Estado, via secretaria de Indústria e Comércio, de que o asfaltamento dos distritos industriais seria realizado e, temos certeza de que isso só não aconteceu porque faltou desempenho por parte da maioria dos vereadores e deputados estaduais portuenses.

 

Tanto o prefeito quanto o governador precisam ser cobrados acerca desses problemas estruturais que afetam a vida de todos os cidadãos, de uma forma ou de outra, direta ou indiretamente.

 

Esperamos que neste início de mandato, tanto no Executivo quanto no Legislativo estadual, os representantes de Porto Nacional abram seus olhos e ouvidos para, em seguida, usarem suas mente e línguas para cobrar, na tribuna da Assembleia Legislativa, uma ação imediata do governo do Estado para dirimir as demandas do nosso município, pois para que o “curraleiro portuense” Wanderlei Barbosa possa realizar o que a cidade precisa, os representantes políticos da nossa população precisam cumprir, de forma efetiva, seus papéis de porta-vozes.

 

MOMENTO OPORTUNO

 

E o momento atual é oportuno para que Porto Nacional tenha sua dignidade e importância resgatadas, apagando o descaso de governos anteriores, que criaram uma grande dívida para com a nossa população.

 

Porto Nacional merece um novo Hospital regional, moderno e equipado, merece ter seus distritos industriais recuperados e prontos para fazer a economia girar, criando empregos e gerando renda, aquecendo a economia local e, principalmente, capazes de atrair novas empresas.

 

 

Para isso, esperamos que nossos dois deputados federais – Toinho Andrade e Ricardo Ayres – convençam os demais membros da bancada federal tocantinense a lutem por mais recursos para, junto com os deputados estaduais, deem condições para que o governador Wanderlei Barbosa possa arregaçar as mangas e fazer de sua terra natal a Porto Nacional que todos os portuenses sonham em ter de volta. 

 

Que Deus nos ajude!

 

Última modificação em Sexta, 27 Janeiro 2023 07:00