Porto Nacional celebra Padre Luso em romaria tendo como destaque a sua estátua em tamanho natural, uma obra do artista plástico Luiz Ribeiro

Posted On Segunda, 07 Agosto 2023 07:09
Avalie este item
(0 votos)

Nessa primeira metade de 2023, Porto Nacional retomou, por convicção e princípio, sua vocação pela fé,  disseminanda nessa sociedade desde chegada dos Frades Dominicanos, ainda em 1886.  Agora, chamada por um deles, Padre Luso Barros de Matos, que teve seu processo de beatificação iniciado, com a chancela do Vaticano, que determinou à Diocese portuense e seus fiéis, a busca por essa santificação, o que provocou uma expressiva lotação pelas ruas, ruelas, becos e igrejas da cidade,  vivenciando assim um olhar mais profundo em direção a Deus, pedindo pela aclamação Divina desse Santo Homem.

 

Por Edivaldo Rodrigues

 

Com vista a esse processo, a Diocese de Porto Nacional, convocou seu rebanho, para  entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, a participar da Terceira Romaria de Padre Luso, com um Triduo à Santíssima Trindade pedindo a beatificação desse Santo Homem  o que resultou numa grande festa católica lotando diariamente a aconchegante Igreja São Judas Tadeu, construída por ele.

 

Muitas ações de fé foram destaque nessa festa, mas o que mais chamou a atenção dos devotos em comunhão,durante toda a programação da romaria, foi a presença de uma estátua de Padre Luso, de feições fiéis e em tamanho real, moldada em fibra sintética, pelo renomado e celebrado artista plástico portuense Luiz Ribeiro, o popular "Bim", que navega pelos universos da escultura e do artesanato com uma capacidade de criação inigualável.

 

 

Esse artista, com impressionantes trabalhos em destaque em vários estados brasileiros, principalmente em São Paulo, é aclamado pelos resultados finais de suas obras, experimentadas em diferentes materiais, como gesso, bronze e fobra sintética dentre outros.

 

Trabalhos aclamados

 

"Bim" é o responsável pelos bustos do Memorial aos Heróis Tocantinenses, na Avenida Beira Rio, citados pelos especialistas como uma verdadeira obra de arte. É dele também as estátuas dos Três Reis Magos da Igreja Santos Reis, na Vila Nova, além de muitos outros expostos em Palmas, e em grades empresas tocantinenses, inclusive foi um dos expositores da Agrotins nos últimos anos e no evento Grandes Marcas.

 

Habilidades

 

Esse celebrado artistas portuense, nessa sua última intervenção, usou uma batina de padre Luso e dela captou suas medidas exatas. O rosto, com uma fotografia em mãos, moldou traço por traço, e de sua habilidade com as ferramentas específicas, buscou um resultado fiel, o que faz da estátua desse Santo Homem, uma imagem impressionante do religioso que morreu em 1987, aos 81 anos.

 

Técnica usada

 

 

Em conversa com nossa reportagem, Luiz Ribeiro revelou que para chegar a esse resultado, ele esculpiu tudo em um bloco de gesso apropriado. Após definir a anatomia de Padre Luso, o resultado foi levado para aprovação dos solicitantes. Em seguida, essa cópia fiel foi revestida em uma forma de fibra sintética com resina de laminação, e após a cura do material, aplicou-se a pintura automotivo e então se promoveu os acabamentos finais.