Prefeito Eduardo Siqueira Campos encaminha PL com PCCR do Previpalmas à Câmara

Posted On Quinta, 06 Agosto 2026 06:07
Avalie este item
(0 votos)
Presidente do Conselho Municipal de Previdência, Daniel Souza Aguiar (à esq) cumprimenta prefeito Eduardo Siqueira Campos Presidente do Conselho Municipal de Previdência, Daniel Souza Aguiar (à esq) cumprimenta prefeito Eduardo Siqueira Campos Foto Mariana Di Pietro

Também foi autorizada a formalização do processo de doação de terreno com área superior a 3 mil m² para incorporação ao patrimônio do instituto

 

 

Texto: Hugo Gross

 

 

Nesta quarta-feira, 5, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, assinou e encaminhou à Câmara Municipal de Palmas a Mensagem nº 52, que inclui o Projeto de Lei (PL) nº 24/2026, que institui o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) do Instituto de Previdência Social do Município de Palmas (Previpalmas). O plano atende a uma demanda represada de 18 anos, desde a sua criação em 2008, e busca valorizar os servidores efetivos da autarquia.

 

Além da definição de faixas salariais para cada cargo, bem como regras para reajustes, promoções e gratificações, o texto prevê provimento por concurso público de 40 cargos que serão especializados para atuação na matéria previdenciária, incluindo também a criação de uma junta médica própria com médicos especialistas (RQ/RQE) e remunerações compatíveis, entrando em vigor na data de sua publicação após apreciação e aprovação do legislativo municipal.

 

O presidente do Conselho Municipal de Previdência, Daniel Souza Aguiar, afirmou que o sentimento é de gratidão à gestão do instituto e ao prefeito pela sensibilidade em assinar o projeto. “Pelo PCCR, temos a garantia da qualificação da mão de obra em nossos quadros e, consequentemente, da melhoria na prestação de serviço, governança interna e resultados do instituto, além da satisfação do nosso segurado, que é a maior conquista. É um momento de festa, que merece a nossa gratidão à gestão atual do instituto e ao prefeito pela sensibilidade”, disse.

 

O prefeito Eduardo Siqueira Campos lembrou que o projeto coloca Palmas em uma lista seleta de institutos municipais que possuem quadro próprio e plano de cargos e carreira. “Essa é a forma que buscamos agir, olhando para as pessoas, valorizando o recurso humano, que é o mais importante no serviço público. Hoje damos o passo inicial que dá fim a uma espera de 18 anos, apresentando um PCCR que faz jus ao trabalho de cada servidor efetivo do instituto”, declarou.

 

Doação de terreno

 

Na ocasião, também foi autorizada a formalização do processo de doação da Área Pública Municipal denominada APM-15A, localizada na Quadra ACSU-SE 80 (802 Sul), com área de 3.412,50 m², contíguo à sede do Previpalmas, para posterior envio à Câmara Municipal. De acordo com a justificativa, a incorporação da referida área ao patrimônio do instituto permitirá o planejamento da expansão física e institucional, além de viabilizar futuramente a criação de novas áreas administrativas, espaços para atendimento aos segurados, áreas de capacitação e projetos de educação previdenciária.

 

Principais conquistas da gestão

 

Ainda durante a reunião, o presidente do Previpalmas, Raul de Jesus Lima Neto, evidenciou as conquistas alcançadas desde o início da gestão, que resultaram na modernização da previdência municipal e no fortalecimento da segurança financeira dos servidores. Lima Neto afirmou que o Município obteve e mantém o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), apresentando-se como um modelo de boa gestão. O Previpalmas também superou a meta atuarial de 9% em 2025, atingindo o patamar de 14,5%, ampliando a aplicação de novos títulos junto ao Banco do Brasil.

 

Entre as melhorias implementadas, o presidente ressaltou o lançamento do aplicativo PrevConecta, plataforma on-line que agiliza atendimento a servidores ativos e inativos, além da adesão ao Pró-Gestão, programa do Ministério da Previdência voltado ao fortalecimento da governança dos regimes próprios, atualmente em fase de certificação. Ele também destacou as melhorias estruturais na sede do instituto e a realização do censo previdenciário, atualizado pela primeira vez desde 2016, garantindo uma base de dados alinhada à realidade dos segurados e mais eficiência na gestão previdenciária.

 

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}