O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Herbert Brito Barros (Buti) e o prefeito de São Felix do Tocantins, Marlen Ribeiro, descerraram nesta quinta-feira, 21, a placa de inauguração do Escritório da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jalapão, localizada numa das salas do Centro de Eventos e Atendimento ao Turista Antônio Pereira dos Reis. A sala foi cedida pela Prefeitura de São Felix e faz parte de um termo de cooperação entre o município e o Naturatins, que engloba ainda cooperação técnica para gestão de áreas protegidas e orientações diversas na área ambiental.
Por Alvaro Vallim
Herbert Buti ressaltou que a mudança da sede do escritório da APA do Jalapão para São Felix tem grande significado, pois coloca uma representação do Naturatins em mais um município. “Estamos ampliando nossa presença na região do Jalapão porque entendemos a importância desta região para o Tocantins e, além disso, a parceria com o município de São Felix vai permitir muitas realizações para uma maior proteção ao meio ambiente”, frisou.
Já o prefeito de São Felix, Marlen Ribeiro, destacou que há muito tempo o município vinha tentando que uma representação institucional federal ou estadual e que o Naturatins foi a instituição que atendeu a esta demanda e que a parceria é muito importante para a área ambiental no município. “São Felix e o Tocantins ganham muito com esta parceria e a preservação ambiental e o desenvolvimento do município são os principais objetivo”, disse.
APA do Jalapão
A APA do Jalapão tem cerca de 460 mil hectares e foi criada no ano de 2000. Ela está localizada no entorno de três importantes unidades de conservação de proteção integral da região: a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins, de responsabilidade do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, também de responsabilidade do ICMBio e Parque Estadual do Jalapão, de responsabilidade do Naturatins. A APA está na área dos municípios de São Felix
Mosaico
Pouco antes da inauguração, os governos do Tocantins e da Bahia e o governo federal deram posse aos conselheiros do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão. Participaram da cerimônia o presidente do Naturatins, Herbert Brito Barros, o prefeito de São Felix, Marlen Ribeiro, o prefeito de Mateiros, João Martins Neto, a prefeita de Lizarda(TO), Suelene Matos, e ainda representantes das prefeituras de Ponte Alta do Tocantins, Alto Parnaíba (MA) e Almas (TO).
Para o presidente do Naturatins, a posse dos membros do Conselho Consultivo é mais uma etapa de implementação do Mosaico do Jalapão que é vencida e agora os conselheiros vão poder cumprir seu papel. “O funcionamento deste conselho do Mosaico é muito importante porque através dele podem ser desenvolvidas políticas e ações comuns a todas as unidades de conservação da região do Jalapão”, destacou.
A prefeita de Lizarda, Suelene Matos, disse que apesar de seu município participar pela primeira vez de uma reunião do Mosaico, sua gestão tem compromisso com as ações ambientais e também pretende incluir seu município no roteiro do Jalapão. “Nosso município faz parte da região e tem belos atrativos naturais para oferecer aos turistas. Quero propor aqui que a próxima reunião do Conselho aconteça em Lizarda”, propôs.
O secretário de Meio Ambiente de São Felix, Carlos Irael Ribeiro dos Reis, que foi um dos empossados como membro do Conselho Consultivo do Mosaico, declarou que o município de São Felix está pronto colaborar com o Mosaico e a realização da primeira reunião foi uma forma de mostrar este compromisso. “Nosso município tem este compromisso e estamos preparados a contribuir com os debates e apresentar propostas que possam proteger nossas unidades de conservação, mas também proporcionar o desenvolvimento da região”, apontou.
Veja abaixo a lista dos conselheiros empossados
1) Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins – Ana Carolina Barradas
2) Parque Nacional Nascentes do Parnaíba – Janeil Lustosa de Oliveira
3) Parque Estadual do Jalapão – João Miranda de Sousa
4) Área de Proteção Ambiental do Jalapão – Rejane Ferreira Nunes
5) Estação Ecológica Rio Preto - Leib Carteado Crescêncio
6) Área de Proteção Ambiental do Rio Preto - Paulo Sérgio Tanajura
7) Prefeitura de São Félix do Tocantins – Carlos Irael Ribeiro dos Reis
8) Prefeitura de Almas- TO – Raquel Pereira de Macedo
9) Prefeitura de Formosa do Rio Preto – BA – Leanderson Fabrício Barreto de Oliveira
10) Prefeitura de Santa Rita de Cássia – BA – Chirley Ferreira Monteiro Dias
11) Universidade Federal do Tocantins/CEMAF – Maria Cristina Bueno Coelho
12)Universidade Federal do Oeste da Bahia – Jane Terezinha Lavoratti
13) Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Tocantins – Ana Claudia Matos da Silva
14) Associação Quilombola MBC – Manoel Raimundo da Silva Ribeiro Pessoa
15) Associação de Brigadistas de Formosa do Rio Preto – Aurenice Aires dos Santos
16) Associação de Brigadistas do Rio da Conceição – Natalino Filho Lopes da Silva
17) Reserva Particular do Patrimônio Natural Catedral do Jalapão – Lúcio Flávo Marini Adorno
18) Associação Tocantinense de Turismo – Alex Paulo Siqueira
19) Fórum Estadual de Turismo – James Possap
Sugestão de legendas
Foto 1 – A sede da APA do Parque Estadual do Jalapão foi inaugurada nesta quinta-feira, 21
Foto 2 – A sede da APA do Jalapão, está localizada no Centro de Eventos e Atendimento ao Turista de São Felix
Foto 3 –