A Diretoria Regional de Gestão e Formação (DRGF) de Porto Nacional realizou nesta quinta-feira, 4, o Seminário Final do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Participaram do encontro cerca de 50 professores de 13 escolas da rede estadual da região.
Conforme a orientadora de Estudo da DRGF, Raquel Oliveira Machado Ayres, os educadores que atuam no 2º e 3º ano do ensino fundamental finalizam a formação do Pnaic socializando as experiências exitosas trabalhadas no cotidiano escolar. “É um grande aprendizado a descoberta de trabalhar a matemática com o concreto”, disse.
A professora Cheila Cacia Aires da Silva,do 2º ano do Centro de Ensino Professor Florêncio Aires, conta que para resgatar brincadeiras de antigamente trabalhou com os alunos atividades que utilizaram material reciclado, como brincadeira como pé de lata, vai e vem e pião. “O resultado foi gratificante aprenderam formas geométricas, grandezas e medidas com a mão na massa”, destacou a professora.
Já a professora Sara Soares Tavares, da Escola Estadual Alcides Rufo, de Ponte Alta, ressaltou que as experiências vivenciadas trouxeram bons resultados durante todo o ano. Dentre ela, destaque para o contato dos estudantes com operações matemáticas características do sistema financeiro. “Com o mercadinho trabalhei sistema monetário, que melhorou a participação e o aprendizado dos alunos”, disse.
Pnaic
O Seminário Final do Programa de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) está sendo realizado em todas as DRGF do Estado. Nesta sexta-feira, 5, Gurupi, Guaraí e Arraias realizam o encontro de encerramento com os professores que participaram da série de estudos nos cinco módulos do Programa.
O Pnaic tem o objetivo de formar profissionais para trabalhar a alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade ao final da 3ª série do ensino fundamental. Nesse encontro final, os professores compartilham projetos, ações e iniciativas que deram certo durante o ano com o intuito de aprimorar as práticas pedagógicas.
Ascom Seduc