Profissional do HGP apresenta pesquisa no XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral

Posted On Segunda, 27 Outubro 2025 14:11
Avalie este item
(0 votos)

O trabalho busca combater lesões por pressão em pacientes hospitalizados na Amazônia Legal

 

 

Por Ellayne Czuryto

 

 

Uma pesquisa realizada no Hospital Geral de Palmas (HGP), em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi apresentada em um evento que busca combater lesões por pressão em pacientes hospitalizados na Amazônia Legal. O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de outubro, em Brasilia-DF.

 

O principal objetivo da Nutrição e Enfermagem na Lesão por Pressão é avaliar o desenvolvimento de lesões por pressão em pacientes hospitalizados, identificando os fatores associados para que se possam estabelecer intervenções mais efetivas na prevenção e tratamento dessas lesões. O foco está, principalmente, em estratégias que possam ser aplicadas na rotina hospitalar de forma prática e eficaz.

 

A pesquisa é coordenada pela professora Araída Dias Pereira, nutricionista da equipe multiprofissional do HGP e docente do curso de Nutrição da UFT, e conta com a colaboração de professores e estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, promovendo uma rica integração interdisciplinar. “O trabalho científico é oriundo de um projeto de pesquisa inovador que está sendo desenvolvido no Tocantins com o propósito de enfrentar um dos grandes desafios da assistência hospitalar, que são as lesões por pressão. Intitulado de “Desenvolvimento de Lesão por Pressão em Pacientes de um Hospital Público da Amazônia Legal”, o estudo propõe um olhar atento sobre os fatores que levam à ocorrência desse tipo de lesão em pacientes internados”.

 

Parceria

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital Geral de Palmas (HGP) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins (FAPT).

 

 

 

{loadposition compartilhar} {loadmoduleid 252}