Segundo o portal Canal 63 publicou nesta quarta-feira, 03/04 (PT de Palmas fecha acordo com Cinthia para fazer palanque para Lula em 2026 - Notícias | Canal 63 - TOCANTINS EM 1º LUGAR), a prefeita de Palmas, Cínthia Ribeiro Mantoan, estará unida em um mesmo palanque com o PT, o PC do B, que tem a jornalista Roberta Tum como pré-candidata a prefeita da Capital, e o PV, da deputada Cláudia Lélis e do secretário de Meio Ambiente, Marcelo Lélis. Para colocar mais fermento ainda no bolo, o Cidadania, do deputado Eduardo do Dertins, ex-líder do Governo na Assembleia Legislativa, faz parte da federação partidária com o PSDB.
Por Edson Rodrigues
A Executiva do PT de Palmas aprovou em reunião plenária nesta quarta-feira, 03, a formação de um bloco político com a prefeita Cinthia Ribeiro Mantoan, do PSDB, para caminhar juntos nas eleições deste ano na Capital. A decisão foi respaldada pelos membros do PSDB, presidido por Cinthia no Tocantins. A oficialização da aliança será nesta quinta-feira, 4 de abril.
Na semana passada o OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO13 comentou sobre o empenho da prefeita de Palmas no sentido de derrotar sua principal adversária, deputada Janadi Valcari (PL), pré-candidata líder nas pesquisas de intenção de votos para prefeita da Capital.
Prefeita Cinthia e o deputado Mantoan
Cínthia já acenou apoiar várias candidaturas à sua sucessão nos últimos tempos. Flertou com a pré-candidatura da deputada Vanda Monteiro (União Brasil), com o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) e com o deputado Júnior Geo (sem partido), além de ter prometido lançar uma candidatura puro sangue do PSDB.
Ao decidir apoiar o bloco de oposição ao Governo do Estado em Palmas, aliando-se aos partidos de esquerda, Cínthia sai em desvantagem. Nas eleições de Palmas em 2022, Jair Bolsonaro ganhou no primeiro turno com 54,70% dos votos para a Presidência (88.034 votos), enquanto Lula foi escolhido por 38,06% dos eleitores (61.252 votos).
Para o cargo de governador, Wanderlei Barbosa recebeu 54,51% dos votos (82.006 votos) entre os eleitores de Palmas (TO). O segundo colocado foi Ronaldo Dimas, com 29,93% (45.027 votos).
No segundo turno das eleições presidenciais de 2022 a diferença a favor da direita se ampliou em Palmas, com Bolsonaro obtendo 95.715 votos, o que corresponde a 60,32% dos votos válidos. Já Lula obteve 62.961 votos, o que representa 39,68% dos votos válidos.
DECISAO DE CÍNTHIA SEPARA AS IDEOLOGIAS PARTIDÁRIAS
O jogo sucessório em Palmas passa agora a ser bem definido, com esquerda para um lado e direita para o outro. Não podemos esquecer também que o presidente Lula não conseguiu eleger nenhum dos candidatos do PT a deputados federais e estaduais no Tocantins.
Já o PL, da pré-candidata Janadi Valcari e do ex-presidente Jair Bolsonaro, presidido no estado pelo senador Eduardo Gomes, elegeu dois deputados federais com domicílio eleitoral em Palmas, e quatro deputados estaduais, dentre eles a mais votada na Capital, exatamente Janadi Valcari.
No próximo sábado, seis de abril, termina a janela partidária para vereadores mudarem de partido sem perder o mandato.
ELEFANTE VOANDO
LUANA RIBEIRO PODERÁ SE CANDIDATAR A VEREADORA PELO PC DO B EM PALMAS
O OBSERVATORIO POLITICO de O PARALELO 13 traz mais uma novidade: a ex-deputada estadual Luana Ribeiro pode ser candidata a vereadora em Palmas pelo PC do B, seu atual partido. Portanto, ninguém se assuste ao ver um elefante voando nos céus palmense.
Fica a pergunta: Luana Ribeiro e Cínthia Ribeiro Mantoan estarão juntas em um mesmo palanque?
HAJA EMOÇÕES!
HAJA ANGÚ PARA SER MEXIDO...
SÓ FREUD EXPLICA ...