A renúncia da candidatura de César Halum a deputado federal foi muito ruim para Araguaína e toda a região norte do Estado, incluindo o Bico do Papagaio
Por Edson Rodrigues
Causou grande impacto na classe política tocantinense a publicação de uma CARTA ABERTA AO POVO TOCANTINENSE assinada pelo ex-deputado federal César Halum, em que anuncia sua renúncia à disputa de uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Republicanos, presidida no estado pelo governador Wanderlei Barbosa.
Surpreende ainda mais, porque foi César Halum, que era presidente do Republicanos no Tocantins, quem aproximou o governador da cúpula do partido e abriu mão da presidência da comissão provisória tocantinense em favor de Wanderlei, impedindo que o deputado federal Carlos Gaguim dominasse a legenda no estado.
Cidade de Araguaína
Como deputado federal, César Halum foi o parlamentar que mais carreou recursos federais para Araguaína, na gestão do ex-prefeito Ronaldo Dimas. Também foi líder absoluto em carrear recursos para a região norte e Bico do Papagaio. Portanto, não só Araguaína, mas todo o Norte do Tocantins sai perdendo em não ter César Halum no Congresso Nacional, um político atuante, sério e comprometido com o desenvolvimento de Araguaína, da região norte do Tocantins e do estado como um todo.
Só há perdedores com a renúncia de César Halum. O governador Wanderlei Barbosa perde um aliado de primeira hora, soldado leal e com grande prestígio no segundo maior colégio eleitoral do estado Araguaina, e em um dos maiores colégios eleitorais do Tocantins, o Bico do Papagaio. E perde a região norte, porque deixa de ter um ótimo e atuante representante na Câmara dos Deputados que, sem dúvida nenhuma, tem condições de fazer muito mais do que já fez pela região.
Neste momento O PARALELO13 não quer adentrar em quais foram os motivos – as rasteiras e trairagens – que levaram César Halum a renunciar à tentativa de conseguir mais um mandato de deputado federal. No momento oportuno faremos isso, pois precisamos ouvir todas as partes envolvidas, inclusive a coordenação política do governador Wanderlei Barbosa, candidato à reeleição. E, também, qual será a candidatura ao Governo que Halum apoiará nas eleições do dia 02 de outubro.
É claro que o quadro atual pode ser revertido, pois EM POLÍTICA TUDO PODE ACONTECER, INCLUSIVE, NADA...
ATÉ BREVE...
César Hanna Halum nasceu em Anápolis-GO, 10 de março de 1954. Formado em Medicina Veterinária pelo Universidade Federal de Goiás (1975-1979). Foi prefeito de Araguaína entre 1993 à 1996; deputado estadual por duas vezes consecutivas (2003-2006 / 2007-2010); presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins; foi eleito deputado federal em 2011, reelegendo-se em 2014. Foi secretário da Agricultura no Governo Mauro Carlesse, secretário nacional de política agrícola do Ministério da Agricultura no Governo Jair Bolsonaro e Secretário de Estado da Governadoria, no Governo Wanderlei Barbosa.