Por Edson Rodrigues
A Senadora e Ministra Kátia Abreu avança com seu projeto de por em prática a formação e o fortalecimento de sua frente política no Estado, composta por vários líderes de diversas siglas partidárias. Em Palmas, Kátia Abreu fez voltas ao convívio político durante cerimônia de posse do primeiro suplente Carlos Braga, para mais um mandato de vereador. Um político carismático, conciliador e com amplo conhecimento na área, especialmente na capital tocantinense.
Braga já foi vereador em Palmas por duas legislaturas, onde exerceu o mandato de presidente da Casa por duas vezes, foi secretário de Estado e também da capital, além de diretor da Fundação Santa Rita de Cassia. Com todo esse currículo, Braga faz parte do projeto da Senadora e foi escolhido, a dedo e com prestigio, para compor essa movimentação política que se inicia. Para isso o vereador Iratã Abreu, filho da Senadora, se afastou por um período superior a 120 dias, dando oportunidade ao vereador Carlos Braga de voltar ao cenário político.
Segundo o jornal O Paralelo 13 apurou, em breve serão anunciadas mais mudanças no cenário político do Estado. Dois deputados estaduais, dois federais e um Senador da República poderão sair da base governista para dar apoio ao projeto da Senadora Kátia Abreu. As conversações já estão bem adiantadas e podem ser a qualquer momento anunciadas como apoio à ‘frente política Pró Tocantins’, liderada e arquitetada pela Senadora e Ministra Kátia Abreu.
Tudo leva a crer que esse grupo, intitulado de frente política Pró Tocantins, terá o reforço de muitos seguidores da Senadora que atuam no comando de órgãos federais no Estado, dando espaço até para algumas surpresas do segundo escalão do governo Dilma Rousseff. A discrição tem sido palavra de ordem fielmente entendida e executada por todos os seus componentes.
Nos próximos dias, virão acontecimentos políticos que demonstrarão o fortalecimento, o tamanho e o prestígio desse novo grupo, em todo o Estado. Soma-se a isso, uma ampla composição com o prefeito Carlos Amastha, onde integrantes da frente política ocuparão bons postos na administração palmense.
Outra movimentação é em torno de um peemedebista, líder de prestígio junto às bases do partido, especialmente nos municípios e em Brasília. Trata-se do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Júnior Coimbra, que já foi presidente da Assembleia Legislativa e também presidente do PMDB estadual. Júnior Coimbra conta com o apoio de vários prefeitos, vereadores e líderes regionais e poderá ser um forte aliado dessa nova frente política que nasce no Tocantins, sendo comandada pela Senadora Kátia Abreu.
E as movimentações não param.
O deputado federal Irajá Abreu acaba de ser eleito presidente da Comissão da Agricultura da Câmara federal. Uma Comissão muito importante, especialmente para os interesses do grupo junto à classe ruralista. Paralelamente Irajá Abreu vem se reunindo com líderes partidários, detentores de mandatos no Senado, na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa e nos municípios do Tocantins.
Uma boa costura está em construção. Nossas apurações nos dão conta de que a nova frente política que se forma, terá ampla representatividade. Um gabinete no Tocantins e outro em Brasília estão sendo montados para que não fique um só companheiro sem atendimento especial. E, tudo leva a crer, que o Deputado Irajá Abreu será o coordenador no Estado, mas terá com ele vários subcoordenadores.
Pedra sobre Pedra
A composição política (intitulada ‘frente Política Pró Tocantins’) não deixará pedra sobre pedra. Serão implacáveis na fiscalização das ações do governo e sua equipe. Qualquer irregularidade cometida pela gestão estadual, será levada ao conhecimento da sociedade e, sendo comprovadas, serão levadas ao conhecimento formal das autoridades competentes. Não haverá nenhuma trégua.
Em outras palavras, um Big Brother tocantinense está prestes a ser instalado.
Quem viver verá!