RICARDO AYRES ASSUME VÁCUO DEIXADO POR MARIANO E ANUNCIA CANDIDATURA A PREFEITO DE PALMAS

Posted On Quarta, 08 Novembro 2023 06:44
Avalie este item
(0 votos)

Com o pedido de Jairo Mariano para deixar a secretaria estadual de Governo, foi aberto um vácuo nas possibilidades de candidatura palaciana à prefeitura de Palmas. O deputado federal Ricardo Ayres que nunca escondeu de ninguém seu desejo em ser o candidato à prefeitura de Palmas ungido pelo Palácio Araguaia

 

 

Por Edson Rodrigues

 

 

Ricardo Ayres é filiado ao Republicanos, partido presidido pelo governador Wanderlei Barbosa no Tocantins, e sua candidatura, inegavelmente, ganha foram e corpo com a saída de Jairo Mariano do governo.

Ayres, inclusive, já anunciou que realizará evento para apresentar seu planejamento de campanha, e que espera receber sugestões e demandas para elencar as prioridades de ação.

 

SAÍDA SURPRESA

 

Na tarde desta segunda-feira, a cúpula governista estava em uma cerimônia, recebendo ministros do governo Lula, inclusive com a participação do vice-governador Laurez Moreira, presidente estadual do PDT, partido de Jairo Mariano, quando a notícia da saída de Jairo Mariano do governo chegou por aplicativo de mensagens, aos celulares de todos os presentes.

 

Segundo os bastidores, a notícia teria sido vazada pelo próprio Jairo Mariano, ao respeitado jornalista Cleber Toledo. Segundo o apurado pelo Observatório Político de O Paralelo 13, até então a saída de Jairo Mariano estava decidida apenas entre ele e o governador Wanderlei Barbosa, que demonstrou estranheza pela forma utilizada pelo seu, agora, ex-secretário de Governo. Até agora, pelo que se sabe, a exoneração teria ocorrido a pedido do próprio Mariano.

 

Jairo Mariano foi prefeito de Pedro Afonso 

 

Nos últimos quatro meses, desde que anunciou sua intenção de disputar a prefeitura de Palmas, Jairo Mariano vinha recebendo pouco apoio por parte de seus companheiros de governo, a ponto de nenhuma manifestação pública de engajamento à campanha de Mariano foi feito por qualquer membro do governo, o que magoou muito a Mariano, por conta do excelente trabalho que ele vinha desenvolvendo no governo do Estado, onde ocupou as secretarias de Fazenda, Infraestrutura e, por último, a de Governo.

 

Ao que tudo indica, Mariano “queimou cartucho à toa” ao lançar seu nome para a prefeitura de Palmas, ato que foi visto como um “pulo maior que as pernas”, vaidade e excesso de orgulho próprio.

 

A FILA ANDA

 

Bastou Jairo Mariano anunciar sua saída do governo para que Ricardo Ayres voltasse os holofotes para si. Filiado ao Republicanos, partido presidido no Tocantins pelo próprio governador Wanderlei Barbosa, Ayres tem laços familiares e políticos em Porto Nacional e em Palmas, onde foi presidente de movimentos estudantis, quando era aluno de Direito, e assumiu diversos cargos públicos, foi secretário municipal e estadual, deputado estadual por vários mandatos e, atualmente, deputado federal.

 

Ricardo Ayres vem tendo destaque na Câmara Federal, muito bem avaliado, e já faz parte da elite da Casa de Leis, coisa que só se consegue, tradicionalmente, depois de cinco a sete mandatos.

 

WANDERLEI EM SILÊNCIO

 

 

Até o fechamento desta matéria, o grupo político palaciano não se pronunciou nem sobre a saída de Jairo Mariano, muito menos sobre a candidatura de Ricardo Ayres.

 

Na verdade, espera-se que, a partir de agora, Ricardo Ayres inicie suas movimentações e articulações junto aos líderes de diferentes setores da sociedade, políticos detentores de mandatos na Câmara Municipal, na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado, além dos líderes dos partidos do conglomerado governista.

 

Ricardo Ayres sabe que a decolagem da sua candidatura à prefeitura de Palmas depende exclusivamente do seu próprio trabalho para ser bem-sucedida.

 

É dar tempo ao tempo...