SEGUNDO TURNO EM PALMAS: ÚLTIMA RODADA DE PESQUISAS PODE DEFINIR VITORIOSO

Posted On Segunda, 21 Outubro 2024 13:41
Avalie este item
(0 votos)

Por Edson Rodrigues

 

 

Se as últimas pesquisas sobre o segundo turno para a prefeitura de Palmas vêm mostrando Eduardo Siqueira Campos à frente de Janad Valcari por uma margem de votos que os coloca em um empate técnico, pelo menos cinco institutos de pesquisa estarão divulgando novos resultados nesta semana que antecede o domingo, dia 27, e poderão ser de grande ajuda para a pequena margem de indecisos definir seu voto e o vitorioso neste pleito inédito na Capital do Tocantins.

 

Apesar de serem as principais fontes de dados deste segundo turno, as pesquisas precisam, também, recuperar a credibilidade perdida com os resultados esdrúxulos apresentados no primeiro turno, que apontavam uma posição consistente da candidata do PL, deputada estadual Janad Valcari e um desempenho fraco do também deputado estadual Júnior Geo, o que acarretaria em uma vitória de Janad já no primeiro turno. Esse cenário esteve longe de acontecer. As urnas mostraram que Janad não estava tão consolidada, assim, e que Eduardo Siqueira Campos e Júnior Geo conseguiram, sim, mobilizar seus eleitores, conseguindo votações expressivas (principalmente Eduardo Siqueira), que com pouco mais da metade das urnas apuradas já apontavam um segundo turno.

 

Houve instituto que chegou a errar por 22%, outros por 18%, o que acabou minando a confiança do eleitorado palmense.

 

HORA DE MOSTRAR SERIEDADE

 

 

 

Para esta semana, estão previstas pesquisas dos institutos Paraná (contratante PL, sob registro TO-07300/2024), Veritá (contratante Fieto, sob registro TO-02426/2024), Exata (contratante Rádio Independência do Tocantins, sob registro 02413/2024), Correio do Povo Tocantinense (com recursos próprios, sob registro TO-00600/2024), e Atlas Intel Tecnologia de Dados, (com recursos próprios, sob registro TO-00816/2024), todas a serem divulgadas entre os dias 24 e 26 de outubro.

 

Serão os percentuais apresentados por esses trabalhos que irão ajudar os eleitores indecisos a definir seu voto e, também, mostrar quais institutos têm, realmente, compromisso com a verdade, porque de resultado fabricado, o primeiro turno já bastou para os palmenses.

 

Também estão previstas divulgações de resultados de pesquisas dos seguintes institutos:

 

A Executiva/Folha Capital, dia 21/10; Real Time, dia 22/10; Futura Inteligência e Vope/Primeira Página, dia 24/10; Portal STYLO, dia 25/10; Quaest/TV Anhanguera e Skala, dia 26/10.

 

Tomara que pesquisas reais tragam resultados reais.

 

Amém!