Servidores do HRPN são capacitados sobre manuseio de bomba de infusão e dieta enteral e parenteral

Posted On Quarta, 18 Janeiro 2023 03:49
Avalie este item
(0 votos)
- O curso foi voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem - O curso foi voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem

Qualificação ocorreu na terça-feira, 17 e teve como público alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem

 

 Com Assessoira

 

Dentro da política de qualificação dos profissionais, com foco na assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), foi realizado, na terça-feira, 17, no Hospital Regional de Porto Nacional (HRPN), uma capacitação sobre manuseio de bomba de infusão e dieta enteral e parenteral. O curso coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da unidade hospitalar foi voltado para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e teve como objetivo orientar os profissionais e melhorar os processos de trabalho, de forma que possam ter segurança no atendimento.

 

A nutrição enteral é indispensável para pacientes que não conseguem se alimentar pela via oral, garantindo que o consumo necessário de calorias ocorra e que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo. “A nutrição é parte importante do tratamento e recuperação do paciente e os cuidados que a equipe de Enfermagem devem ter antes, durante e após a administração da dieta com o paciente, deve ser feito de forma adequada, para evitar possíveis complicações”, afirmou a nutricionista responsável por uma das palestras, Regina Cláudia.

 

A coordenadora de enfermagem do HRPN, Samila Vilarinho destacou que “essas capacitações acontecem para reforçar a aprendizagem sobre o manuseio bem como uma maior segurança na instalação das dietas no paciente, sendo assim os servidores tiram suas dúvidas e agilidades nos procedimentos”.

 

Segundo a especialista de produtos Tecnomédica, Betânia Brito Araújo explicou como se deu o curso. "O treinamento aos profissionais leva em consideração as funções que o equipamento atribui para melhorar a assistência de enfermagem, dando maior segurança na utilização. Foi um momento produtivo, onde abordei e tirei dúvidas. Quero parabenizar a todas as equipes participantes da organização e que se dispuseram a aprender. Muito interessante inclusive a participação de profissionais vindo de Brejinho de Nazaré”.

 

Para o diretor geral do HRPN, Welson Pinto de Almeida, "é de suma importância apoiar estas ações de educação em saúde, pois possibilitam um maior esclarecimento, bem como uma assistência segura ao paciente e é isso que buscamos em nossa unidade”.